A parceria entre Inec, Banco do Nordeste do Brasil e Water.org tem o objetivo de combinar tecnologias sociais de segurança hídrica, cooperação internacional e microfinanças para alcançar a melhoria na qualidade de vida das famílias agricultoras que vivem no semiárido.  

Em operação desde 2020, o programa já beneficiou mais 66 mil famílias, com destaques para as mulheres, que somam mais de 52% das contratações. O Agroamigo & Water.org é operacionalizado pelo Inec e inserido na estrutura do Programa de Microfinança Rural (Agroamigo) do Banco do Nordeste.   

Gabriela Colares, gestora de projetos da Water.org no Inec, explica que a falta desse acesso à água tem impactos bastante específicos. As mulheres podem aproveitar o tempo antes empenhado para buscar água fora do domicílio, em atividades produtivas, consequentemente, aumentando a renda dessas mulheres.  

As caminhadas necessárias para coletar água distante de casa, realidade comum entre os clientes que não possuem água encanada, colocam essas mulheres em risco. As dificuldades na realização de uma higiene adequada impactam também às meninas que passam pela puberdade.  

“O microcrédito orientado, vinculado com objetivo de garantir o acesso à água, tem contribuído na busca por autonomia e qualidade de vida dessas mulheres, promovendo maior equidade, segurança, e geração de renda”, completa Gabriela.  

Até o final de 2022, 69.498 operações foram contratadas, somando quase 220 milhões investidos no acesso a água de qualidade no semiárido brasileiro. Entre os itens mais financiados estão caixa d’água, cisterna, poço, bomba e tanque.  

Share This