LABInec

O LABInec é um espaço colaborativo a serviço da formação de novos talentos e da inclusão digital e social. O objetivo é promover o uso e a apropriação de tecnologias para solução de problemas, estimulando o potencial criativo de crianças e adolescentes.

A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia envolve pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e co-criação.

O LABInec é fundamentado na cultura Maker, que incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de objetos e dispositivos (robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos, jogos digitais e desenvolvimento de aplicativos).

É destinado a crianças, adolescentes e jovens de 10 a 21 anos, estudantes de instituições públicas. Atualmente, o LABInec está nos municípios cearenses de Itapiúna e Fortaleza, nos bairros Bom Jardim e Vila União.

Alguns Dados

Projetos criados com o uso de sucatas e metareciclagem

Laboratórios implantados e estruturados

Pessoas beneficiadas

Fotos do Projeto

Depoimentos

“Com o que aprendi eu consigo fazer algo especial, além de fazer minha família se orgulhar muito mais de mim. Não é apenas um curso, é um espaço de alegria onde a gente pode escutar música, encontrar com os amigos, buscar idéias na web, lugar onde aumenta ainda mais a minha criatividade, tendo pessoas especializadas pra nos ajudar quando a gente precisa, tem a psicóloga. Agora fazendo o novo curso de jogos digitais, estou criando um jogo que a proposta é pelo direito de igualdade, da população periférica e etc. E vamos aprender muito mais coisas no LabInec.”

Erick Maciel

11 anos

“O curso de robótica eu vou levar para minha vida, tive sorte de conhecer várias pessoas legais. Aprendi a fazer coisas com micro:bit que poderia ser usado para brincar, como fazer um carrinho de brinquedo usando duas micro:bit. Achei o espaço bem legal e também as várias pessoas que nos ajudou para não desistirmos, dizendo sempre era uma ótima oportunidade para as nossas vidas”

Marlon da Costa

15 anos