O Agroamigo Água é fruto da parceria entre Inec, Banco do Nordeste do Brasil e Water.org, que tem como público-alvo agricultores familiares. O programa é operacionalizada pelo Inec e inserida na estrutura do Programa de Microfinança Rural (Agroamigo) do Banco do Nordeste. De acordo com o relatório de 2021, 88 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa no NE, norte de MG e do ES, em 2021.  

O benefício foi alcançado através da construção/reforma de 22 mil soluções de acesso à água. Foram R$ 75 milhões investidos em segurança hídrica para famílias do semiárido, no mesmo ano. O programa tem o objetivo de combinar tecnologias sociais de segurança hídrica, cooperação internacional e microfinanças para a melhoria na qualidade de vida das famílias agricultoras que vivem no semiárido.  

O semiárido brasileiro ainda é um território em processo de delimitação, segundo a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que analisou e deliberou a inclusão de 215 novos municípios na região semiárida e a retirada de 50 outros, de acordo com a Resolução CONDEL/SUDENE 150/2021.  

Através do Agroamigo Água, milhares de famílias do semiárido brasileiro passaram a contar com estruturas hídricas mais seguras para suas atividades produtivas no campo e atividades domésticas. Mesmo em períodos de escassez de chuvas ou seca prolongada, é possível ter a otimização do uso desse item tão precioso e oferecendo mais qualidade de vida para todos.  

Entre os itens que são financiados pelo programa, estão: cacimba, cisterna, poço, caixa d’água, reservatório de água, captação de água, tambor, tanque, filtro de água e bomba d’água 

Share This