Por meio de abordagem lúdica e pedagógica, projeto Caminho das Águas visa a multiplicação dos saberes adquiridos, ao ser aplicado em escolas públicas na zona rural do semiárido brasileiro  

Em iniciativa conjunta que tem levado educação ambiental e cidadania, de forma lúdica, para milhares de crianças e jovens do semiárido brasileiro, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) e a ONG internacional Water.Org, que tem como co-fundador o ator e filantropo Matt Damon, realizam o projeto “Caminho das Águas”, uma ação pedagógica de educação contextualizada que reflete sobre a necessidade da proteção dos recursos hídricos e a importância do saneamento básico.  

Nesta sexta-feira, dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, o Inec e a Water.org lançam o relatório anual do projeto “Caminhos das Águas” com as informações da implementação das atividades que já sensibilizou mais de seis mil crianças, em 35 unidades escolares no Ceará, na Bahia e no interior de Minas Gerais, por meio de 111 atividades desenvolvidas. 

A expectativa é que este ano o projeto seja ampliado para mais quatro estados: Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão com alcance de mais 8 mil crianças. O objetivo é fornecer conteúdos, metodologias e materiais lúdicos que sensibilizem crianças e jovens, de 6 a 14 anos, sobre o uso consciente da água e a importância do saneamento básico para a qualidade de vida no semiárido e nas comunidades rurais, onde, historicamente, os recursos sociais, ambientais, econômicos e educacionais são bastante escassos.  

Clique aqui e confira o relatório anual do projeto Caminho das Águas.

O material utilizado é estratégico. Em formato de trilha guiada, o projeto desperta sobre questões importantes quanto ao desperdício da água e a sua (re)utilização, trabalhando temas como utilização de agrotóxicos e recursos não-renováveis, visando promover uma consciência coletiva sobre as águas e provocar mudanças no cotidiano das comunidades, incentivando a multiplicação dos saberes adquiridos. A intenção é que os participantes construam saberes e compreensões sobre o meio ambiente e atuem como multiplicadores do conteúdo. No total, mais de 2 mil pessoas já foram beneficiadas de forma indireta, considerando o fator multiplicador do projeto. 

“Um dos diferenciais do Projeto Caminhos das Águas reside na sua abordagem de educação contextualizada, voltada para o semiárido, contando com facilitadores das próprias comunidades treinados pelo Inec para conduzir a sensibilização nas escolas rurais”, afirma Gabriela Colares, coordenadora de projetos do Inec.  

Além da aplicação e interação das crianças com o jogo educativo nas escolas públicas, o Caminho das Águas distribui à comunidade escolar uma apostila com abordagens pedagógicas e sugestões de atividades para o público-alvo. Dessa forma, a comunidade escolar pode trabalhar o tema com os alunos durante todo o ano letivo. Todos os participantes ainda recebem uma revistinha de história em quadrinhos contextualizada no semiárido, a partir da vivência de seus moradores e seus relacionamentos com os recursos hídricos. O projeto também conta com o apoio do Programa Agroamigo, de microcrédito rural do Banco do Nordeste (BNB). 

Share This