Geração de renda, oportunidades de emprego e transformação de vidas. Esses são alguns dos principais pontos destacados durante os Encontros Regionais do Agroamigo 2024 que tiveram início em fevereiro e seguem até abril, envolvendo todos os agentes de crédito, além de coordenadores e diretoria. Em março, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, também participou da programação dos encontros regionais nos eventos de Recife (PE) e Fortaleza (CE), realizados nos dias 18 e 19, e 21 e 22, respectivamente. Além desses, nos dias 11 e 12 aconteceu o encontro regional do Crato (CE). 

Durante o encontro do escritório de Fortaleza, Paulo Câmara destacou os resultados alcançados pelo programa Agroamigo com o crescimento de 40% nas ações em 2023 e reforçou o compromisso em buscar a ampliação dos programas de microcrédito produtivo orientado em todos os lugares do Nordeste, uma recomendação, inclusive, do presidente Lula.  

“Recebemos elogios do Ministério de Desenvolvimento Agrário porque fomos a única região que atingiu todas as metas estipuladas ano passado. Vocês viram que, no anúncio do Plano Safra, os nossos recursos praticamente dobraram? Então, se a gente cresceu ano passado, temos que avançar mais de 50% esse ano para continuar a ser a referência do maior e melhor programa de microcrédito produtivo orientado para a zona rural da América Latina”, disse. 

Os resultados positivos também foram motivo para reconhecimento do trabalho realizado pelos agentes de microcrédito do Agroamigo, que é operacionalizado pelo Inec. “A gente tem que agradecer todo o empenho, porque é fruto do trabalho, das parcerias, do olhar que vocês têm para fazer com que a gente realizasse esse cumprimento de metas. Eu estou muito tranquilo, porque eu sei do planejamento que a turma do Agroamigo faz, sei que a gente tem condições de crescer ainda mais, sei que cada estado está preparado para esse desafio e sei também que vocês estão motivados para isso”, apontou. 

Os encontros são realizados durante dois dias em cada cidade com orientações e treinamentos, que trazem a temática “Avançar com Sustentabilidade”, para impulsionar os esforços em expandir o atendimento na operacionalização do programa do Banco do Nordeste aos agricultores familiares, a partir de um desenvolvimento sustentável. 

Para Stélio Gama, presidente do Inec, é fundamental alinhar o planejamento do Agroamigo, vislumbrando novas possibilidades de ação para continuar com bons resultados no desenvolvimento regional. 

“O encontro regional é uma oportunidade para comemorar as conquistas, mas também de pensarmos novas formas de fazer nosso trabalho e sair com estratégias que nos permitam traçar novas metas e diretrizes para fazer ainda mais e melhor este ano. Quando o presidente Lula dobra os valores do Pronaf B, isso mostra a preocupação que esse governo tem, que o presidente Lula tem, e aumenta a nossa responsabilidade de avançar com sustentabilidade”, afirma.   

Os Encontros Regionais do Agroamigo continuam no mês de abril nos estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santos, Sergipe, Piauí e Alagoas.  

Share This