Nos dias 22 e 23 de abril, a comunidade do Alagamar, localizada em Jaguaretama, participou do planejamento do Cultura em Comunidade e da abertura do Jovens Comunicadores. Localizada a 300 km de Fortaleza, o local abriga cerca de 134 famílias. Na ocasião, estiveram no encontro artistas locais, agentes culturais e comunitários, professores, jovens, bem como, com moradores locais.  No início de abril, a população se reuniu para realizar o diagnóstico no local.

O intuito é  valorizar a história, memória, recursos ambientais e humanos, e, ao mesmo tempo, exaltar identidades e as habilidades coletivas do território. A última reunião, realizada no dia 22,  definiu os próximos passos para o planejamento das ações e quem será o responsável para acompanhar o andamento das ações na comunidade.

O objetivo da ação é construir uma intervenção cultural customizada com foco no fortalecimento do protagonismo sociocultural da comunidade. Através da valorização da memória e histórias que circundam, bem como, criando bens e serviços de uso comunitário. Em outras palavras, no caso do reassentamento Alagamar, a ideia é construir coletivamente um memorial para a valorização das histórias e memórias coletivas que foram desterritorializadas ao longo do processo de construção da barragem do Castanhão

Jovens Comunicadores

No segundo dia (23) ocorreu a abertura do projeto Jovens Comunicadores, com oficinas práticas de stêncil, lambe e zine. O objetivo do projeto é potencializar os olhares de dentro pra fora do território, utilizando a comunicação como ferramenta de visibilidade. 

As ações do projeto Cultura em Comunidade seguem até novembro, e a do projeto Jovens Comunicadores até setembro.

Share This