Na última quinta-feira, 07, o Projeto Cultura em Comunidade iniciou as atividades nos territórios de Taboquinha em Milagres, São Gonçalo em Meruoca e Alagamar em Jaguaretama. Na ocasião, foram dialogadas as ações do Projetos Culturais em Comunidade nesses territórios. As ações do projeto incluem intervenção territorial cultural e festivais de cultura, arte, ecologia e empreendedorismo.

Artistas, agentes culturais e comunitários participaram dos encontros, dando início ao diagnóstico participativo. Esse diagnóstico tem o intuito de valorizar a história, memória, recursos ambientais e humanos e as habilidades coletivas dos territórios. Nesse sentido, a construção da intervenção comunitária, busca fortalecer o protagonismo sociocultural nos territórios, criando bens e serviços de uso comunitário. 

A intervenção acontece dentro da dinâmica dos territórios. Em Taboquinha, por exemplo, pensou-se na construção de uma casa de cultura. Do mesmo modo, no território do Alagamar, os moradores pensaram na construção de um memorial, para resgatar a história da comunidade que mudou de território.

Na Meruoca, a pauta é a construção de uma trilha comunitária. Em todos os territórios, são os moradores que realizam esse diagnóstico. Sendo assim, em cada território, é o diagnóstico que pauta a intervenção.

Por fim, vale ressaltar, que todas as ações do Instituto Nordeste Cidadania (Inec) nos territórios exigem a apresentação do comprovante de vacinação. 

Sobre o projeto 

O Projeto Cultura em Comunidade tem o intuito de potencializar as habilidades criativas de comunidades rurais e urbanas a partir das diversidades culturais locais. Em 2022, as ações do Cultura em Comunidade acontecem de abril a novembro. 

Os pilares que norteiam a metodologia empregada são a participação comunitária e a escuta criativa são pilares norteadores da metodologia empregada. As ações do Cultura em Comunidade compreendem agentes culturais, artistas, empreendedores e coletivos/grupos não apenas como espectadores e receptores de atividades, mas como protagonistas no desenvolvimento das ações.

Share This