No mês de novembro o projeto Incubadora Comunitária certificou suas participantes. O projeto faz parte do programa Cultura em Comunidade. De início, foi realizado nos territórios de Caio Prado, em Itapiúna e na Serrinha, em Fortaleza. Ao todo, 20 empreendedoras foram certificadas.  

O projeto funciona em duas partes: as oficinas modulares e as mentorias individuais com os professores. Para Sueli Moreira, dona de um bazar na Serrinha, o conteúdo que fez a maior diferença na formação foi Fluxo de Caixa.  

A empreendedora de 60 anos explica um pouco do seu negócio: “Comecei no empreendedorismo com as meninas me dando roupas e as pessoas começavam a divulgar. Fiz uma lojinha na minha casa, comecei a fazer live e mostrar para minha família mesmo, elas compravam e hoje tá assim, vou pras ferinhas, falo minhas live”, relata a moradora da Serrinha.  

As atividades da incubadora seguem com a mentoria individual até o final de novembro.  

Empreendedoras com propósito 

Para Ana Gélia, 53, aprender a lidar com fluxo de caixa também foi um divisor de águas no seu negócio. Ana também empreender no mundo da moda, mas diferente de Sueli, ela trabalha reaproveitando retalhos de jeans para criar novas peças. 

A empreendedora exalta o impacto ambiental positivo do seu trabalho. “Eu evito que muita coisa chegue ao aterro sanitário. O nosso trabalho é esse, educar as pessoas para se conscientizarem sobre esse consumo desenfreado e ver que a gente pode aproveitar muito do uso e o reuso. A minha intenção é que a moda sustentável seja introduzida no mercado como uma necessidade”, destaca a viabilidade do empreendimento.  

Ana Gélia Ferreira, aluna da incubadora comunitária

Para Ana Gélia, a Incubadora serviu para entender melhor como controlar as finanças e separar do lucro o que é da empresa e o que é pessoal. “A gente já aprendeu a dividir isso (lucro) e a gente leva isso para a comunidade, trabalhamos coletivamente. A gente repassa o conhecimento da Incubadora para os nossos outros empreendedores do bairro”, explica Ana.  

Incubadora Comunitária 

A Incubadora Comunitária é uma ação do Projeto Cultura em Comunidade. O objetivo é contribuir na profissionalização e fortalecimento de empreendimentos comunitários. Da mesma forma, o programa também busca o fortalecimento da rede de parceiros, a partir de organizações públicas e privadas que possam contribuir com o empreendimento. 

Share This