Durante o mês de abril, o Inec iniciou as atividades do projeto Jovens Comunicadores, que tem o intuito de fomentar iniciativas críticas de produção em comunicação pela juventude. Cerca de 41 jovens dos municípios de Meruoca, Milagres, Jaguaretama e Itapiúna participam dos percursos formativos. As atividades tiveram início em 24 de abril.

O início do percurso formativo é voltado para o uso de tecnologias leves como instrumento de comunicação e fomento ao protagonismo da juventude. Os participantes aprendem técnicas em stencil, lambe-lambe e zine e, a partir disso, fazem atividades teórico-práticas nos seus territórios. 

Dentro dos territórios, as técnicas são instrumentalizadas para os mais variados fins. Em Jaguaretama, por exemplo, uma das participantes pretende utilizar as técnicas de stencil para fazer a marca do seu próprio negócio. Outros jovens, como a Fernanda Mendes, moradora da comunidade rural do Alagamar, sonham em seguir carreira no jornalismo. 

Nesse sentido, o projeto se configura como um laboratório no processo de formação em comunicação cidadã, assim como espaço de expressão e difusão da identidade e práticas socioculturais da juventude e de seus territórios, a fim de potencializar o olhar do jovem a partir do lugar que ele vive. 

Jovens Comunicadores

O Projeto Jovens Comunicadores tem o intuito de fomentar iniciativas críticas de produção em comunicação pela juventude, a partir de uma ressignificação dos produtos da mídia e de um compromisso com a construção da cidadania.

O projeto se configura ainda como um laboratório de formação em comunicação cidadã, bem como um espaço de expressão e difusão da memória, identidade e práticas socioculturais da juventude e de seus territórios, utilizando as técnicas em audiovisual e comunicação como ferramenta para a produção de conteúdos e de narrativas plurais.

Os Jovens Comunicadores acontecem nos municípios cearenses de Itapiúna, Milagres, Jaguaretama e Meruoca.

Share This