A primeira ação do projeto socioambiental Caminhos das Águas fora do Ceará aconteceu nesta segunda (21), na Escola Municipal Bernardo Guimarães, em Encruzilhada (BA). O facilitador Raffael Silva, psicólogo que atua com crianças e jovens do município através de jogos de tabuleiro, conduziu a atividade.

Em Encruzilhada, o projeto fará mais ações nesta quarta (23) e quinta (24), nas escolas municipais Aureliano Silveira Leite, Jovelino Rocha e Edgard Pereira Gama.

O Caminhos das Águas também acontecerá em Anagé (BA) nos dias 23 e 24 de agosto, desta vez nas escolas Renato Viana e Adeídes Soares, com facilitação da educadora Renata Bonfim.

Em Tanhaçu (BA), o projeto seguirá seu curso nos dias 30 de agosto a 4 de setembro nas escolas municipais Centro Educacional Tanhaçu, Centro Educacional de Ourives e Centro Educacional de Laços, com facilitação do produtor cultural Vini Honda.

Ao final do seu percurso, o Caminhos das Águas pretende atingir pelo menos 2 mil alunos e alunas do ensino fundamental I e II na região do semiárido baiano.

Sobre o Caminhos das Águas

Caminhos das Águas é uma ação lúdica e pedagógica de educação contextualizada desenvolvida para sensibilizar e conscientizar crianças e jovens habitantes do semiárido brasileiro sobre os cuidados com a água e a importância do saneamento básico.

O projeto acontece dentro das escolas rurais da região e é composto por um tabuleiro gigante com uma trilha a ser vencida a partir de perguntas e desafios que refletem sobre a necessidade da proteção dos recursos hídricos, passando inclusive por direitos e deveres. Após circular pela Bahia, Caminhos da Águas deságua no semiárido mineiro. O projeto é realizado pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), com apoio da Water.org e Agroamigo.

Share This