Nos dias 17 e 18 de agosto, as 30 crianças atendidas  pelo Espaço de Leitura Instituto Dica colheram vegetais da horta comunitária em Pacatuba (CE), em atividade direcionada pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Foram colhidos cheiros-verdes, cebolinhas e alfaces plantados em 23 de junho durante outra ação realizada também entre as crianças para marcar o dia do meio ambiente. Após dois meses de plantio, a produção foi repartida entre as famílias das crianças beneficiadas pelo programa. 

De acordo com dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em julho deste ano, cerca de 70,3 milhões de brasileiros encontram-se em situação de insegurança alimentar, quando as pessoas não têm acesso regular ou permanente a alimentos em quantidade ou boa qualidade. Em contrapartida, o propósito de hortas comunitárias é ocupar espaços vazios para o cultivo de alimentos que, mesmo pequenas, contribuem para uma alimentação saudável. 

Assim, as atividades desenvolvidas pelo Inec e Instituto Dica, como a horta comunitária procuram incentivar, entre crianças e familiares, a importância da alimentação saudável e sua relação com a preservação ambiental, além de promover a ampliação de laços comunitários e práticas cidadãs. 

Sobre o Espaço de Leitura 

O projeto Espaço de Leitura busca incentivar o hábito da leitura entre crianças, trazendo propostas e atividades culturais lúdicas e criativas que estimulem o conhecimento e a prática cidadã. Através das ações, o programa contribui com a redução do analfabetismo funcional entre as comunidades participantes e promove o acesso à informação, pesquisa e cultura. 

Descubra mais sobre o projeto aqui

Share This