Entre agosto e setembro o projeto Caminhos das Águas aconteceu pela primeira vez fora do Ceará, nos estados da Bahia e Minas Gerais. De 21 a 29 de setembro, o projeto esteve no estado de Minas Gerais, nos municípios de Salinas e Curral de Dentro. As próximas atividades em Minas estão programadas para 18, 19 e 20 de outubro. Ao todo serão 18 escolas públicas no semiárido mineiro e baiano que receberão as atividades do projeto.  

Primeiramente, nos dias 28 de agosto e 2 de setembro, o projeto esteve na Bahia, nos municípios de Anagé, Encruzilhada e Tanhaçu. 33 atividades se realizaram em nove escolas municipais de ensino fundamental I e II, que atendem crianças das áreas rurais. O Caminhos das Águas é realizado pelo Inec, com parceria do Programa de microcrédito rural Agroamigo do Banco do Nordeste e Water.org.  

Em cada um desses estados, o público atingido foi de cerca 2 mil alunos entre 6 e 14 anos de idade, somando 4 mil crianças e jovens impactados pelo projeto fora do Ceará. Por onde passa, o projeto deixa com a comunidade escolar o material com abordagens pedagógicas, bem como, sugestões de atividades sobre o universo da água e do saneamento básico.  

Contexto territorial  

Em Anagé, a coordenadora de educação e facilitadora da atividade no município, Renata Bonfim Soares, avaliou o projeto como potente. “As crianças receberam a iniciativa com viva alegria, respondendo às perguntas com entusiasmo. O jogo é delicioso, lúdico e ao mesmo tempo denso, ou seja, aprendizagem latente. Estamos muito felizes com a parceria!”, destaca.  

A diretora da escola Centro Educacional de Ourives, zona rural de Encruzilhada, na Bahia, Márcia Vieira dos Santos, disse que a atividade foi diferente para o município. “Isso despertou interesse nos alunos. O mediador, também muito dinâmico, fez com que esse momento fosse bem divertido, sem contar com a aprendizagem sobre a importância da água em nossa vida além do uso consciente da mesma”. O psicólogo Raffael Rodrigues Silva facilitou a atividade no local.  

Vini Honda, que facilitou a atividade em Tanhaçu, na Bahia, contextualiza a região, que possui um dos Índices de Desenvolvimento Humano mais baixos do sertão baiano. “Tanhaçu é uma cidade que pertence ao território de identidade do sertão produtivo da Bahia. A recepção dos alunos foi maravilhosa em Itanhaçu. Na verdade, o público infanto-juvenil carece de ações que mesclem ludicidade com aprendizado no contexto do saneamento básico”, explica o psicólogo para finalizar.

Metodologia do Caminhos das Águas

A educação contextualizada é a chave metodológica do material. A atividade lúdica consiste num jogo gigante de trilha com perguntas e reflexões sobre os cuidados com a água. Bem como, a importância do saneamento básico. 

Todo o material do projeto é doado às secretarias de educação que o acolhe para que atividade seja sistêmica nas escolas, ou seja, a fim de potencializar a educação ambiental no ambiente escolar. Caminhos das Águas contribui com o ODS 6, água potável e saneamento básico, como solução de sustentabilidade para o desenvolvimento socioambiental das comunidades do semiárido brasileiro.  

Share This