No último sábado, 7, uma turma dos Jovens Comunicadores e do Espaço de Leitura do município de Itapiúna realizaram uma visita guiada ao Museu da Fotografia de Fortaleza. As turmas foram acompanhadas por uma equipe do museu. Os grupos se dividiram em duas atividades: as crianças participaram da construção de uma câmera em papel e os jovens, de uma imersão na história da fotografia.  

A visita cultural faz parte da programação anual dos dois projetos. Na ocasião, os jovens puderam aprender mais sobre a função da fotografia ao longo da história da sociedade. Bem como, puderam experimentar uma espécie de estúdio vintage, onde se ambientaram com alguns objetos utilizados como decoração em estúdios no início da década passada.  

A maioria dos alunos do Espaço de Leitura, fizeram parte da outra atividade guiada oferecida pelo museu, a construção de câmeras de papel numa dinâmica onde os alunos pintam, cortam e colam seu “equipamento”. Após isso, os participantes vão para o terraço testar alguns ângulos para fotografar com suas câmeras.  

Para alguns, como Maria Geislândia, mãe de uma beneficiária, foi uma oportunidade de um passeio cultural que há tempos não fazia, como relatado na visita. Para outros, como o Renan Melo, 11, foi a primeira vez visitando a capital. Entusiasmado, enquanto pintava e cortava sua câmera de papel na atividade, ele comentou ter gostado muito da nova experiência.  

O equipamento recebe visitas de grupos interessados em saber um pouco mais sobre fotografia e conhecer as obras expostas. A visitação é uma chance única de ter uma aula de arte por duas horas com mediação da equipe educativa do espaço. Para uma visita guiada, o grupo deve marcar um dia e um horário no site do Museu.  

Share This