No início de setembro, os alunos do LABInec Maracanaú construíram uma lixeira automática com sensor ultrassônico. O produto foi desenvolvido pela turma de robótica intermediária durante atividade regular. O LABInec Maracanaú funciona na sede do parceiro Instituto Idear com o apoio da Prefeitura de Maracanaú.  

Os próprios alunos confeccionaram a caixa de madeira. Eles contam com uma impressora 3D e uma cortadora a laser no espaço. O sensor Ultrassônico serve pra identificar a distância entre a lixeira automática e a pessoa.  

Os servos motores, dispositivo eletromecânico utilizado para movimentar um objeto, possibilitam que a lixeira abra. A distância entre a pessoa e o objeto é definida a partir de código de programação. Assim, o servo se move e abre a lixeira, sem que ninguém precise encostá-la. O led entra como um incremento, um identificador visual de quando a lixeira está aberta ou fechada.  A supervisão da atividade ficou por conta da instrutora Eva Caroline de Souza e do monitor Welton Gadelha. 

METODOLOGIA 

No Labinec, os alunos são estimulados nas aulas, a partir da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a trazerem problemas do cotidiano deles e procurarem soluções a partir da tecnologia, como contextualiza a gestora do projeto, Mônica Ribeiro.

LABInec  Maracanaú

O LABInec é um projeto social a serviço da formação de novos talentos e da inclusão digital e social. Sua fundamentação vem da cultura maker, que incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de objetos e dispositivos (robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos) bem como a criação de aplicativos e jogos digitais viabilizando o acesso a plataformas e ferramentas de criação baseada na realidade social dos beneficiários.  

Share This