A violência psicológica é considerada uma forma sutil de violência, pois não deixa marcas ou cicatrizes no corpo. Essa violência visa enfraquecer o estado emocional e psicológico das vítimas e prejudica sua saúde mental ao interferir em sua capacidade de julgar as coisas, pois a mulher se convence de que a culpa dos ataques de raiva é sua, e assim ela vive levando uma vida de medo e culpa, tentando fazer o parceiro feliz.

A vítima se anula, se encolhe e se isola, fica cada vez mais vulnerável e dependente do parceiro, acreditando que só ele sabe como ela deve se comportar, como reagir ou com quem deve interagir.

Mesmo que a mulher esteja sofrendo, é difícil para ela encerrar o relacionamento, pois na violência doméstica há um ciclo de reconquista, e a vítima fica confusa “Será que ele é realmente tão ruim assim? Será que o erro não foi meu?”. Dependendo da personalidade, crenças e educação recebida durante a infância e adolescência, esses problemas podem aumentar ainda mais. Por exemplo, as mulheres que são ensinadas a obedecer aos maridos em todas as circunstâncias costumam criar mais desculpas para evitar a culpa.

É importante que a vítima seja capaz de identificar esses elementos individualmente, por isso, se sua amiga está em um relacionamento abusivo, sempre incentive a reflexão ao invés de fazer acusações ou julgamentos mostre a ela quais são os comportamentos que o seu parceiro realiza e que são considerados agressões psicológicas, comece a conversar com ela sobre relacionamentos abusivos ou, ainda, mande textos, vídeos ou reportagens que chamem a atenção para o problema para que ela se identifique com histórias similares, não se afaste, lhe dê apoio e mostre-a como ela pode quebrar esse ciclo de abuso.

Se você está vivendo uma situação de violência psicológica ou conhece alguém que é vítima, oriente-a a pedir ajuda. Não fique em silêncio!

Mentir para uma mulher impedido-a de tomar decisões com base na verdade, É CRIME!

Distorcer e omitir fatos para deixar a mulher em dúvida sobre a sua memória e sanidade, É CRIME!

Proibir uma mulher de sair quando ou com quem ela quiser, É CRIME!

Isolar uma mulher de sua rede de apoio, É CRIME!

A Lei Maria da Penha (N°11.340/2006) além de proteger mulheres em situação de violência e salvar vidas, pune os agressores, fortalece a autonomia das mulheres, educa a sociedade e cria meios de assistência e atendimento humanizado, bem como inclui valores de direitos humanos nas políticas públicas para o enfrentamento e combate à violência de gênero.

“Que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância, já que viver é ser livre.” Simone de Beauvoir

Autora: Elane Cristina, Psicóloga e Analista de DH do Inec.

Share This