O Inec ao longo dos seus 28 anos construiu uma trajetória sólida por meio de valores como solidariedade, compromisso e respeito na relação com seus stakeholders, termo em inglês que significa “partes interessadas”. E por esses valores praticados, reforça o sentimento de um relacionamento de propósito, pautado na ética.

A conduta ética dentro do instituto já faz parte da cultura, é um valor inegociável nas relações de trabalho, bem como na relação com nossos parceiros externos.

A crescente necessidade das organizações de inserir na cultura valores éticos, nos faz aprofundar o assunto quando falamos do Inec, uma vez que temos programas internos estruturados que reforçam essa prática, dos quais podemos citar o código de conduta ética, treinamento e capacitação em temas diretamente relacionados a conduta ética, canal de ética onde o empregado ou qualquer parte relacionada pode estabelecer relatos de desvio de conduta, assim como nossa estrutura de governança patrocinada pela alta administração, Conselheiros e Diretoria Executiva.

Essa postura nos garante construir parcerias duradouras com entes públicos e privados, reforçando nossa atuação por meio dos projetos socioambientais que mantemos, e assim beneficiando milhares de famílias ao longo dessa história, que acreditamos ser de sucesso. Do mesmo modo, essas práticas resultam em imagem positiva perante a sociedade e promove vantagem competitiva no momento de captação de recursos, participação em qualquer concorrência ou certificação, e não menos importante, mantém o engajamento e satisfação dos funcionários.

Não obstante, os profissionais do Instituto buscam de forma incansável aplicar boas práticas de gestão e processos que permitem alta performance e como consequência as entregas previstas em planejamento estratégico. Nessa perspectiva, a melhoria contínua dos processos e implantação de novas tecnologias permite reduzir custos sem comprometer as metas. De forma complementar, nossos conselheiros e diretoria executiva também procuram capacitação em temas contemporâneos e centrais para o propósito do instituto, visando facilitar o processo de implantação de projetos relevantes e garantir a perenidade da organização.

O Inec ainda participa, fomenta e promove debates sobre o terceiro setor, seja por meio da participação direta na criação da Federação do Terceiro Setor, ou pela participação de seus membros em comitês técnicos de estudos ligados ao assunto, o que faz do instituto um player importante nesse cenário.

Na certeza de permanecermos nessa trilha, as projeções são de reforçar o compromisso com a ética, valorizando as relações internas e externas com o objetivo e propósito para o desenvolvimento sustentável.

Por Roque Martins, Diretor Financeiro e de Controle do Inec.

Share This