Alunos do curso de robótica do Labinec conquistaram o quarto lugar na premiação “Ceará Awards”. O torneio de robótica reúne estudantes de todas as idades para projetar, construir e programar robôs autônomos. Os alunos competiram nas modalidades seguidor de linha e estoura balão. A 7ª Edição da Feira do Conhecimento aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, no dia 02 de dezembro.  

Feira do Conhecimento

O LABInec levou quatro equipes para o torneio de robótica sendo duas do Vila União, uma do Bom Jardim e outra de Maracanaú. Todos os LABInec participaram, dessa maneira, registrando 100 alunos acompanhados dos articuladores do projeto, professores e psicólogas. Na ocasião, os alunos apresentaram o projeto Estoura Balão, que consiste em um robô de controle remoto. A turma responsável pelo planejamento e execução do projeto é formada principalmente por alunos dos 10 aos 15 anos (idade) dos bairros de Bom Jardim e Vila União, e do município de Maracanaú. 

A premiação fez parte da programação da 7ª Feira do Conhecimento (FdC). O evento faz parte do calendário cearense com o propósito de promover a popularização da ciência, tecnologia e inovação. O evento é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), de 30 de novembro a 02 de dezembro.

De acordo com o professor de robótica do LABInec, Gabura, participar desses torneios de robótica com os alunos do projeto é complementar ao processo de formação. Durante o período das aulas os alunos ganham repertório técnico, fazem práticas para desenvolver habilidades manuais e raciocínio lógico. “A dinâmica da competição fortalece bastante o trabalho em equipe e bota em prática o que os alunos estudam durante o curso. É legal pois existe o tempo de preparação para a competição e também o momento de adaptação para os desafios do dia da competição”, explica Gabura.  

LABInec na Feira do conhecimento  

A mãe de Francisco Nonato, Ana Paula, não segurou o orgulho ao falar ele do filho selecionado para a competição de robótica na Feira. “Através do curso de robótica do Labinec ele participou da Feira e foi um dos alunos escolhidos para o torneio de robótica que aconteceu no evento. Isso para mim é muito gratificante, pois melhorou ainda mais a perspectiva de vida dele como um futuro tecnólogo”, vislumbra. 

Seu filho, Francisco Nonato, 15, demonstra a importância para ele de estar inserido nos espaços onde as pessoas criam soluções tecnológicas. “Foi uma experiência marcante e inovadora. Poder ter contato com várias tecnologias e conhecimentos diferentes que podem ser aplicados nos mais diversificados ramos da sociedade nos dá a oportunidade de aprender mais e dessa maneira ser inspirado pelo que foi visto”, contextualiza o aluno.  

Outro que não conteve o orgulho dos competidores do LABInec foi o professor Gabura, que acompanha os alunos de robótica do LABInec desde o início do projeto. “Gostei muito como os alunos do LABINEC estavam unidos. Mesmo não estando no mesmo grupo, os alunos se ajudaram, um apoio coletivo muito legal. Fiquei muito orgulhoso de todos, a torcida foi muito bacana e deixou o momento bem divertido. O maior prêmio para mim, como professor, foi ver por exemplo, alunos como Levi, Calebe e Kaline prestando apoio aos colegas”, encerra.  
 

Share This