Em 2023, o LABInec, projeto de inclusão digital do Inec, celebra um ano desde que disponibilizou psicólogos para acompanhar os alunos do projeto. Atualmente, o LABInec está em Maracanaú, Itapiúna e nos bairros Bom Jardim e Vila União, em Fortaleza. Durante o setembro amarelo, o projeto tem investido em atividades para trabalhar a autoestima e autopercepção dos alunos.  

Durante uma das atividades, eles são questionados sobre o que esperavam do curso e convidados a fazer um comparativo com a percepção atual, após alguns meses de aulas. A partir dessa narrativa construída por eles, a psicóloga Alana Loiola explica como constrói o percurso. “Pergunto para eles o que acham que é um sonho, o que é uma expectativa. Porque, justamente, eu quero construir com eles essa ideia de perspectivas, que podem ir sonhando e também ir construindo. A gente vai realizando algumas coisas que antes somente se sonhava e, quando finalmente se concretiza, a gente não percebe o quanto aquilo é uma realização”, destaca a psicóloga.  

O objetivo é fortalecer a autoestima, que está muito relacionado com o que se faz e com a ideia do que se consegue fazer, do que se acredita, bem como a autoafirmação.  

Cuidado com a saúde mental  

A psicóloga chama a atenção para a importância de perceber que existem muitos processos acontecendo numa sala de aula, muito além do Setembro Amarelo. Além do desenvolvimento pessoal, pela fase da vida onde os alunos se encontram, existe também um desenvolvimento cognitivo ao longo do curso, bem como o desenvolvimento das relações interpessoais com professores, alunos e a própria comunidade.  

“Esse conteúdo é muito fora de contexto da escola formal (programação, robótica e etc), mas muito presente no dia a dia deles, mesmo que não seja de maneira educativa. No LABInec, a gente olha para as fases do desenvolvimento emocional da educação e das relações, nesse sentido é importante aplicar recursos para que todos esses processos possam acontecer ao mesmo tempo, influenciando um ao outro de maneira benéfica”, explica a psicóloga sobre o acompanhamento dos jovens.  

Ela também destaca a importância de um espaço de escuta para esses alunos. “Eu não consigo fugir muito da ideia do cuidado porque é uma ideia de cuidado ampliada, num contexto fora de uma clínica, fora de uma escuta clínica”, explica.  

Para Lorrana Lara, 12, aluna do curso de desenvolvimento de aplicativos no LABInec Maracanaú, os encontros coletivos com a psicóloga ajudam a compreender os assuntos. “A psicologia é uma ciência e nos ajuda a compreender melhor tantos os estudos quanto a vida pessoal. Isso é autoconhecimento”, complementa.  

Quem também compartilha a visão sobre o impacto do cuidado mental no aprendizado é Talita Palhano, 15, colega de Lorrana. “Eu acho muito importante a presença da Alana porque cria um ambiente confortável pra falar, ouvir e aprender. Eu percebo também que conseguimos absorver melhor o conteúdo”, explica.  

LABInec  

O LABInec é um espaço colaborativo a serviço da formação de novos talentos e da inclusão digital e social. O objetivo é promover o uso e a apropriação de tecnologias para solução de problemas, estimulando o potencial criativo de crianças e adolescentes. 

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