Na última quinta-feira, 31, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) participou de uma reunião online com representantes do Arco Instituto. Na ocasião, definiu-se as estratégias para o Plano de Ação do Projeto Mentoria 2022.

O público alvo das mentorias são jovens atendidos pelo LabInec. Em síntese, o projeto faz parte do Inec Tecnologia e promove aulas de tecnologia e robótica para jovens nos municípios cearenses de Itapiúna e Fortaleza.

As mentorias começam no mês de abril. Elas fazem parte da parceria entre o Inec e a Arco, firmada em 2021. Assim, ao longo do mês, serão realizados encontros com profissionais de diversas áreas. O objetivo é ampliar o entendimento dos jovens sobre as possibilidades de transformação social pelo acesso à educação, bem como, no mercado de trabalho.

Além da parceira com o Instituto Arco, o Inec também faz parte da Rede Empodera. A rede é construída com organizações da Sociedade Civil (OSCs) de educação que atuam com jovens de 15 a 25 anos em situação de vulnerabilidade social. Como resultado, o objetivo é acelerar aprendizagens, escalar e aprimorar seus impactos.

Projeto

O Labinec é um espaço colaborativo a serviço da formação de novos talentos e da inclusão digital. O objetivo é promover o uso e a apropriação de tecnologias para solução de problemas, estimulando o potencial criativo dos participantes.

A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP). A metodologia envolve pesquisa e participação dos alunos na busca por solução de problemas no território, sobretudo, mediante a observação e co-criação.

O público-alvo do Labinec são crianças, adolescentes e jovens de 10 a 21 anos, estudantes de instituições públicas. Atualmente, o projeto está presente nos municípios cearenses de Itapiúna e Fortaleza, nos bairros Bom Jardim e Vila União.

Share This