Estão abertas as inscrições para o II Fórum Inec Cidadania, que acontece no próximo dia 30 de novembro. O evento começa a partir das 8h, no Centro de Formação Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, em Fortaleza, e reunirá agentes, lideranças sociais e comunitárias, estudantes e interessados na pauta. Em 2023, o fórum foca no protagonismo juvenil, desenvolvimento comunitário, geração de renda, economia criativa, bem como, participação social.

O objetivo é fomentar conhecimentos e experiências que evidenciem a contribuição dos jovens para a promoção da cidadania e o desenvolvimento dos territórios onde vivem. Para participar, os interessados podem fazer as inscrições gratuitamente, preenchendo formulário disponível no link: https://bit.ly/forum-inec-2023. A iniciativa é do Instituto Nordeste Cidadania (Inec).

Na programação, estão incluídas oficinas e rodas de conversa sobre mídias digitais e geração de renda, orientações profissionais, partilhas de vivências pedagógicas e uma mesa redonda com tema “Juventude, desenvolvimento comunitário e geração de renda para um futuro sustentável”, que contará com a participação de Wanessa Brandão, articuladora na Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Ceará (ASEMOV/ Casa Civil), e Léo Suricate, músico, influenciador digital, produtor audiovisual, articulador cultural e cocriador dos coletivos “Suricate Seboso” e “Vetinflix”, que narram e inspiram o cotidiano de jovens das periferia do estado.

II Fórum Inec Cidadania

Na ocasião, também serão apresentados todos os projetos socioambientais mantidos pelo Inec em 11 municípios do Ceará. São projetos na área da cultura, inclusão social e digital, capacitação, educação, incentivo à leitura, desenvolvimento comunitário e outros. Está é a segunda edição do evento que iniciou em 2022.

Além de ser um espaço de participação coletiva e cidadã, para trocas de saberes e partilha de decisões, com foco na ampliação da ocupação de espaços sociais, o II Fórum Inec Cidadania pretende despertar ainda mais o senso crítico de percepção e mobilização da juventude para a transformação de suas comunidades, trabalhando o protagonismo social juvenil e o empoderamento comunitário como estratégias de formação e capacitação de jovens agentes do desenvolvimento comunitário.

Share This