O 1º Fórum Inec de Cidadania, aconteceu no dia 30 de novembro, no Centro de Capacitação, Formação e Pesquisa Frei Humberto. O evento reuniu cerca de 120 pessoas. O público se debruçou o dia inteiro ao tema Cidadania e alguns outros que compõem um mesmo universo: cultura democrática, educação política, desenvolvimento comunitário, assuntos que atravessam o Inec desde sua fundação, há quase 30 anos.

O evento faz parte do projeto Desenvolvimento Comunitário, realizado pelo Inec, que contou este ano com apoio do Instituto Votorantim. Na oportunidade, houve o lançamento das Cartilhas da Cidadania, documentos de registro do percurso das comunidades participantes do projeto em cada um dos territórios atendidos.  

Inicialmente, a presidenta do Conselho de Administração do Inec, Zilana Melo deu as boas-vindas. A abertura contou com as participações do deputado estadual Renato Roseno, e de Bianca Beltrame, representante do Instituto Votorantim, que fez sua fala via internet.

Ponto alto da manhã foi a palestra proferida pela professora Maria Zelma De Araújo Madeira, Assessora para Acolhimento aos Movimentos Sociais da Casa Civil. Em sua fala, referência no assunto movimentos sociais e organizações, compartilhou sua visão acerca da participação social e os esforços para fortalecimento da cultura democrática. 


Agenda cidadã


Ao longo do dia, houve apresentações dos representantes das quatro comunidades atendidas pelo Projeto Desenvolvimento Comunitário: Caio Prado/Itapiúna, São Gonçalo/Meruoca, Taboquinha/Milagres e do bairro da Serrinha/Fortaleza. Além disso, houve troca de ideias também entre os movimentos organizados presentes.

A última atividade foi a construção da Agenda da Cidadania, a partir da metodologia Círculos de Cultura, baseada na educação popular e educação biocêntrica. No documento são apresentadas sugestões que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da cultura democrática, propostas possam ser desenvolvidas por todos, seja individualmente, seja em comunidade, ou nas instituições ou mesmo nas famílias. 

Baixe a Agenda Cidadã

Share This