Na última terça-feira (05), o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) com 30 anos de atuação, que é referência nacional na promoção do desenvolvimento regional sustentável,  assinou adesão à Amazon Finance Network (Rede Financeira para a Amazônia). Essa aliança reúne esforços de 24 instituições financeiras de 10 países para apoiar o crescimento sustentável na região amazônica.

Lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) de 2023, que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Uma iniciativa encabeçada pelo BID Invest, membro do Grupo BID, e a IFC, membro do Grupo Banco Mundial.

20 anos em Operacionalização de microcrédito

Com a expertise de mais de 20 anos em operacionalização de microcrédito, na parceria com o Banco do Nordeste (BNB), e em promover a cidadania por meio de programas socioambientais e de microfinanças, fomentando o desenvolvimento sustentável no Nordeste, o Inec tornou-se uma das seis instituições signatárias da Rede, que busca mobilizar recursos do setor privado para promover, simultaneamente, a melhoria da qualidade de vida e a preservação ambiental na região amazônica.

O objetivo da Amazon Finance Network é aumentar os fluxos de investimento, mobilizar capitais, promover a inclusão financeira, partilhar conhecimentos sobre soluções financeiras inovadoras e gerar sinergias com o setor público. A iniciativa visa gerar impacto sustentável em toda a região amazônica.

Fazem parte da Rede, 24 signatários fundadores da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Espanha, Suíça e EUA. Os signatários assumem o compromisso de desempenhar um papel importante no desenvolvimento econômico da região e em ajudar a reduzir a pobreza e a desigualdade, apoiando projetos que podem ampliar o acesso ao financiamento. Um dos principais objetivos da rede será criar oportunidades de emprego através de financiamento sustentável para micro, pequenas e médias empresas na região amazônica.

A iniciativa conjunta é um marco na parceria inovadora de quatro anos entre o Grupo BID e o Grupo Banco Mundial, anunciada em agosto, para gerar resultados mais sólidos para as pessoas na América Latina e no Caribe. Como parte deste acordo, as organizações estão combinando suas experiências para apoiar os países que compartilham a região Amazônica na transição para o desmatamento zero, ajudando o ecossistema local a buscar melhores meios de subsistência, preservando ao mesmo tempo o ecossistema – inclusive através de instrumentos financeiros inovadores.

Rede Financeira da Amazônia

A Rede Financeira da Amazônia faz parte do Programa Amazônia Sempre do BID e complementa o grupo de bancos do setor público, a Coalizão Verde, para promover sinergias entre os setores público e privado. Esse vínculo entre essas instituições será baseada em uma governança adequada, permitindo portanto eficácia dos recursos disponíveis e uma tomada de decisão eficiente.

Amazon Finance Network, uma iniciativa BID Invest

O BID Invest, membro do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento, é um banco multilateral de desenvolvimento comprometido em promover o desenvolvimento econômico de seus países na América Latina e no Caribe bem como do setor privado. O BID Invest financia empresas e projetos sustentáveis a fim de alcançar resultados financeiros e maximizar o desenvolvimento econômico, social e ambiental na região. Com uma carteira de US$ 16,3 bilhões em ativos sob gestão e 394 clientes em 25 países, o BID Invest oferece soluções financeiras inovadoras e serviços de consultoria, dessa forma atendendo às necessidades de seus clientes em diversos setores.

Sobre a IFC

Em resumo, a IFC – membro do Grupo Banco Mundial – é a maior instituição de desenvolvimento global focada no setor privado em mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, utilizando nosso capital, experiência e influência para criar mercados e oportunidades nos países em desenvolvimento. No ano fiscal de 2023, a IFC comprometeu-se com um valor recorde de 43,7 mil milhões de dólares para empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, assim, aproveitando o poder do setor privado para acabar com a extrema pobreza e transferências para prosperidade partilhada à medida que as economias enfrentam os impactos das crises globais agravadas. Para mais informações, visite www.ifc.org .

Sobre Amazônia Sempre

Em síntese, a Amazônia Sempre é um programa guarda-chuva e holístico que visa proteger a biodiversidade e acelerar o desenvolvimento sustentável a partir de três frentes de ação: ampliando o financiamento, impulsionando a troca de conhecimento, e facilitando a cooperação regional entre os oito países amazônicos.

O programa é baseado em cinco pilares: combate ao desmatamento e fortalecimento do controle e segurança ambiental no contexto dos governos nacionais; a bioeconomia, impulsionando atividades econômicas alternativas e sustentáveis; pessoas, movendo o acesso adequado à educação, saúde e emprego de qualidade; cidades e infraestrutura sustentáveis e conectividade; e agricultura, pecuária e silvicultura sustentável e de baixo carbono. Além disso, tem como foco promover a inclusão de mulheres, povos indígenas, afrodescendentes e comunidades locais; conservação do clima e da floresta; e fortalecer as capacidades institucionais e o estado de direito.

Share This