Em dezembro, a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCred), lançou uma revista que conta a história e atuação das associadas. O objetivo da entidade é promover acesso ao crédito para os microempreendedores do Brasil, através do fortalecimento da representação, congregação e desenvolvimento das instituições associadas.  A ABCred tem como diretor administrativo Stélio Gama.

A matéria pode ser conferida no site do Inec e em resumo, conta o impacto dos 30 anos de existência do Instituto Nordeste Cidadania. Em entrevista para a revista, Stélio ressalta a importância do capital humano, peça chave no processo de operacionalização do microcrédito rural. “Os agentes de microcrédito do Inec atuam muito além da operação dos empréstimos. No âmbito rural, eles avaliam a situação de cada agricultor familiar, ajudam a desenhar a necessidade de aplicação do recurso, acompanham cada família para garantir que consiga quitar e renovar seus créditos, maximizando os benefícios do programa. Para desse modo disseminar os conhecimentos, promover o desenvolvimento de competências e aperfeiçoar as habilidades de seus colaboradores, o Inec investe fortemente em capacitações de diversas. 

A publicação portanto busca garantir representatividade, visibilidade e o desenvolvimento que organizações de Microcrédito precisam e merecem. No editorial da revista, a publicação traz a necessidade urgente de tornar o microcrédito e as microfinanças uma política de Estado, garantindo suas características e metodologias próprias, considerando que são a única forma realmente eficiente e eficaz para atender as populações mais vulneráveis. 

O material ainda traz uma parte extra que em síntese conta a trajetória profissional de Geane Trindade, gerente-geral de operações do Inec. Geane iniciou sua história no Inec como agente de crédito do Agroamigo em 2016.  

Clique aqui e confira a Revista Abcred.  

Share This