Cerca de 25 pessoas, participantes dos projetos “Cultura em Comunidade” e “Jovens Comunicadores” do município de Jaguaretama realizaram, no último sábado, dia 10 de setembro, realizaram visitas ao Museu da Imagem e do Som (Mis) e à Pinacoteca do Ceará.  

Na ocasião, a turma dos Jovens Comunicadores registrou toda o passeio. O objetivo dessas visitas é realizar uma ação de intercâmbio em equipamentos culturais que tenham relação com a temática e com a realidade dos sonhos culturais da comunidade. No intuito de expandir as habilidades e potencialidades do território, as visitas proporcionam uma expansão das experiências individuais.  

Para Margarida Calixto, beneficiária do Cultura em Comunidade, a experiência foi única. A agente de saúde relatou que a visita deu uma dimensão maior do significado da arte para ela. “Eu me encontrei, eu me encantei! É muito importante pra mim, uma mulher do interior, ter a oportunidade de conhecer aquele espaço aos 53 anos e vivenciar tudo isso”, explica Margarida.  

As visitas

A agente socioambiental do projeto no Alagamar, Marina Calixto, explica que as visitas estão dentro do contexto das assessorias em marketing cultural. Ela ressalta a troca de experiências como parte do processo de formação dos participantes do projeto. “A importância dessas visitas é exatamente a busca pela efetivação de direitos culturais. Um elemento que a gente debateu, que a gente estudou, que a gente avaliou no contexto da assessoria”, relata.  

A agrônoma lembra que populações que vivem nas áreas rurais, como a do Alagamar, não têm o acesso facilitado a esses equipamentos culturais. “Muitas vezes as pessoas passam a vida inteira e nunca tiveram direito de ir ao museu, de ir a uma um teatro, de ir ao cinema. A gente entende que isso é uma negação de direitos culturais”, reflete e continua: 

“Esses sujeitos voltam cada vez mais empoderados ao identificar a potência e a multiplicidade das expressões artística-culturais do Ceará. Então, com certeza, a visita foi uma grande contribuição, alcançou os objetivos almejados e só potencializa o trabalho que vem sendo desenvolvido no território com a parceria do Inec”, concluiu.  

Cultura em Comunidade   

O projeto se organiza em três frentes de ação: formação em artes; apresentações artísticas; comunicação, bem como, articulação em rede. Tomando a cultura em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, dialogando como interface essencial no desenvolvimento integral das pessoas e das comunidades.   

Além das formações artísticas, o projeto busca aprimorar o material de divulgação desses artistas e da própria cultura dos municípios e aproxima dos públicos formados diferentes profissionais da cultura. Bem como, fortalecendo articulações em rede e ampliando as chances de promoção do capital artístico cearense.  

Share This