Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, o Inec realizou a aplicação piloto do projeto Caminhos das Águas. O local escolhido foi a EMEF Olímpio Nogueira Lopes, na comunidade de Alto Alegre, região rural de Horizonte. A escola acolhe remanescentes quilombolas da comunidade. Participaram cerca de 400 alunos do ensino fundamental I e II. Divididos em grupos de até 50 pessoas. Ao todo, foram 8 encontros realizados.  

O projeto tem o objetivo de sensibilizar, de forma lúdica, crianças e jovens, de 6 a 14 anos, sobre o uso consciente da água e a importância do saneamento básico para a qualidade de vida no semiárido e comunidades rurais.  

 O material utilizado é estratégico. Em formato de trilha guiada, o projeto desperta sobre questões importantes quanto ao desperdício da água e a sua (re)utilização, bem como sobre o saneamento básico. Trabalhando temas como utilização de agrotóxicos, recursos não-renováveis e saneamento básico.   

O projeto distribuiu uma HQ com o título” A Vida no Caminho das águas”. Ela traz a história de Vicente, que vai passar as férias na casa da avó, na zona rural, e encontra os amigos Ana e Daniel. Lá eles saem numa aventura para conhecer como é o sistema de água e saneamento e como as pessoas que lá vivem cuidam e reaproveitam cada gotinha de água. 

O projeto contou com o apoio da Cáritas para desenvolvimento da metodologia de educação contextualizada, ajudando na construção das perguntas do jogo. Além de uma apostila, abarcando métodos pedagógicos para utilização em sala de aula e diversas atividades lúdicas para sensibilizar o público-alvo. 

Share This