Cumprindo agenda em Brasília entre os 21 e 22 de novembro, Stelio Gama, diretor presidente do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), palestrou, nesta quarta-feira, 22, no painel com tema “Diagnóstico, perspectivas e desafios para o setor de microfinanças”, no III Seminário Internacional de Microfinanças promovido pela Abcred e correalizado pelo Sebrae.

No dia 21, terça, o presidente também mediou a Assembleia Geral da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred), instituição na qual atua, desde o ano passado, como diretor financeiro. Na ocasião, foram apresentados e discutidos assuntos relacionados à associação e ao microcrédito, bem como traçado um planejamento para 2024.

Em sua apresentação, que fechou o evento, Stélio pontuou alguns desafios que devem aparecer com mais força nos próximos anos.

“Alguns serviços que são ofertados vão exigir que esses empreendedores tenham conhecimento de ferramentas digitais, mídias sociais, familiaridade com smartphones… Serão necessários novos modelos de capacitação e orientação, pois os modelos atuais já não conseguem atender nem na velocidade e nem nos conteúdos, bem como a participação de outras entidades além das OSCIPs.”

Stélio Gama – III Seminário Internacional de Microfinanças

Comitiva do Inec em Brasília

Roque Martins, diretor financeiro do Inec, também acompanhou o evento. O seminário tem como objetivo debater as mudanças necessárias ao desenvolvimento da indústria de Microfinanças no Brasil, especialmente o microcrédito produtivo orientado regulamentado pela lei federal nº 13.636/2018 que instituiu o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).

Ainda compondo a comitiva do Inec que esteve no evento, a gerente geral de operações, Geane Trindade e Gabriela Colares, coordenadora de projetos Water.org marcaram presença. O evento é gratuito, voltado para instituições do setor e reuniu palestrantes nacionais e internacionais.