No último final de semana nos dias 11 e 12, o Inec acompanhou o Festival da Cultura e Memória do Alagamar. Este foi o último festival da programação de 2022 do projeto Cultura em Comunidade.

Durante os meses de outubro e novembro o projeto Cultura em Comunidade realizou os festivais que marcam o encerramento das atividades e a intervenção cultural no Alagamar, em Jaguaretama; no Caio Prado, em Itapiúna; São Gonçalo, na Meruoca; Serrinha, em Fortaleza e na Taboquinha, em Milagres.

Os Festivais contemplam atividades formativas e de celebração, com oficinas e atividades para o território e comunidades adjacentes. Além disso, as celebrações funcionam como estímulo ao empreendedorismo local, com vendas de comidas típicas, artesanato local, entre outros.

A comunidade é responsável pela realização, com apoio do Inec e em parceria com as associações locais dos territórios que integram o projeto.

Intervenções Culturais

No escopo do ciclo 2022, o projeto Cultura em Comunidade previu a realização de uma intervenção cultural nos territórios. As comunidades de Taboquinha, em Milagres; São Gonçalo, em Meruoca e Alagamar, em Jaguaretama, investiram na preservação da memória coletiva local. Os territórios criaram memoriais e casas de cultura que abrigam fotos e objetos que marcam a identidade de cada um dos locais.

À exceção da Serrinha, em Fortaleza; e de Caio Prado, em Itapiúna, que optaram por outra atividade, as comunidades reuniram um acervo contando a história dos seus respectivos lugares.

Confira a galeria de imagens dos festivais:

Cultura em Comunidade

O projeto tem como objetivo fomentar a criação de bens e serviços culturais nas dimensões econômica, simbólica e cidadã, expandindo a economia da cultura e a formação de capital humano e social.

Share This