Na primeira semana de dezembro, os Espaços de Leitura vinculados a Associação Comunitária de Milagres e a Associação Comunitária Rural Manoel Furtunato, em São José de Solonópole, receberam a boa notícia: elas estão entre as 300 instituições classificadas no prêmio Pontos de Leitura do Ministério da Cultura. A iniciativa premia com 30 mil reais bibliotecas comunitárias que desenvolvam atividades de promoção da leitura.

De acordo com Sylvania Vieira, facilitadora do Espaço de Leitura em São José de Solonópole, eles ficaram sabendo do prêmio por meio da gestora do Espaço de Leitura, Mônica Calisto, no grupo de WhatsApp que reúne os representantes de todos os facilitadores do projeto no Ceará. Atualmente os Espaços estão presente em nove municípios. Realizaram uma oficina para facilitar o acesso ao edital para os 12 espaços de leitura mantido pelo Inec, dentro da diretriz que quer promover autonomia das entidades e associação parceiras. 

Ao todo, foram cinco espaços que se inscreveram e dois deles aprovados, um número excelente para a primeira tentativa desse tipo. Sylvania explica o misto de ansiedade e alegria com a premiação. “A gente tem vários, vários desejos. Um deles é adaptar o prédio, colocar forro, aumentar as atividades com as crianças, mas a gente não se sentou ainda para ver direito quais seriam os direcionamentos que a gente vai ter depois que a gente receber esse prêmio”, declara.  

Prêmio Pontos de Leitura  

Pontos de leitura são ações culturais voltadas para a promoção do livro e leitura que, ao mesmo tempo, ajudam a combater a desigualdade e promover a diversidade.

Realizadas em bibliotecas comunitárias, são iniciativas coletivas, criadas e mantidas por uma determinada comunidade, sem intervenção do poder público, com ações voltadas à mediação de leitura, criação literária e ampliação do acesso ao livro.  

Share This