Desde o início do distanciamento social gerado pela pandemia do novo coronavírus, os projetos e ações socioambientais migraram para o ambiente virtual e estão obtendo resultados positivos com a interação de todos os públicos.

Como resultado, essa semana o Inec iniciou os encontros virtuais de assessoria em Empreendedorismo, com o objetivo de promover a venda dos produtos e serviços oferecidos pelos grupos produtivos das comunidades assistidas.

A ação faz parte do projeto Cultura em Comunidade e terá duração de cinco meses, focada nos seis coletivos que atuam nas áreas e linguagens: Bolos e Doces, Salgadeiro, Teatro, Mosaico, Moda Íntima e Customização de Roupas. Além disso, os encontros acontecem por meio de videoconferências e são voltados para os grupos produtivos atendidos pelo Inec nas cidades de Milagres, Jaguaretama, Itapiúna, Meruoca e Fortaleza, no Ceará.

No conteúdo programático dos encontros virtuais de assessoria em empreendedorismo, os alunos receberão apoio para desenvolvimento e execução de um plano de negócio, para formação de preço e apresentação dos produtos e serviços, orientações sobre finanças, orientação para o crédito e apoio para vender em tempos de crise e de forma online.

“Essa é mais uma oportunidade para as pessoas das comunidades assistidas pelo Inec organizarem seus negócios e começarem a vender seus diversos produtos e serviços. Além de fomentar a sustentabilidade econômica, social e ambiental das pessoas e do território, com enfoque colaborativo e compartilhado, o Instituto contribui para o fortalecimento de processos em rede entre nossos diversos territórios de atuação”, ressalta a diretora Administrativo Socioambiental, Helda Pereira.

O Projeto Cultura em Comunidade tem como objetivo fomentar a criação de bens e serviços culturais nas dimensões econômica, simbólica e cidadã, expandindo a economia da cultura e a formação de capital humano e social. Em 2019, foram realizados pelo Inec, em parceria com o Senac, sete cursos técnicos e de empreendedorismo, que geraram sete grupos produtivos, 3.864 produtos e 26 planos de negócio e projetos de captação de recursos.

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