Desenvolvimento Comunitário

O Projeto Desenvolvimento Comunitário tem como objetivo fortalecer a autonomia dos territórios nas dimensões social, econômica, ambiental, política, cultural e tecnológica e oportunizar condições básicas para que eles possam assumir e desenvolver cidadania.

A estratégia utilizada para o desenvolvimento do projeto consiste na construção e execução, em conjunto com a comunidade, do diagnóstico do território e do Plano de Desenvolvimento Local Sustentável (PDLS).

É realizado nos municípios Fortaleza, Meruoca, Itapiúna, Jaguaretama e Milagres.

Dados Gerais

Planos de Desenvolvimento Local Sustentável realizados

Oficinas de Permacultura

Mutirões com a utilização de 17 tecnologias de Permacultura

Fotos do Projeto

“Nossa comunidade abraçou a causa e tem participado ativamente de todas as ações realizadas pelo o Inec, dentre elas o curso de liderança comunitária, dos ciclos de cultura, do mutirão e da formação em permacultura, resultando em muitas coisas positivas para a minha Taboquinha, por exemplo, a reorganização e participação comunitária. Torço para que em 2020 novas parcerias fortaleçam ainda mais os futuros projetos, para juntos conquistarmos um desenvolvimento local sustentável nos aspectos cultural, econômico, ambiental e social”. 

Rosa Correia Barbosa

Comunidade de Taboquinha - Milagres (CE)

“Hoje posso afirmar o quanto as ações do Inec contribuíram para o desenvolvimento da nossa comunidade. Somos diferentes porque aprendemos com as ações de permacultura, formação em lideranças, ciclos de cultura e mutirão; o quanto é importante o trabalho coletivo. Através dos cursos, tivemos oportunidade de aperfeiçoar nossas ideias de pôr em prática nossos talentos. Buscamos com nossos trabalhos o incentivo lucrativo de se obter renda. O Inec ensinou a comunidade a se valorizar, a acreditar em seu potencial, nos uniu!”

Maria de Lurdes

Comunidade de Taboquinha - Milagres (CE)