Neste sábado (26), alunos e alunas do curso de robótica do LABInec Maracanaú participam da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição acontece no Instituto Federal do Ceará (IFCE) e conta com a participação de 94 equipes de vários municípios cearenses, a fim de selecionar os ganhadores que seguirão para a etapa nacional, que acontecerá em Salvador (BA) em outubro. O LABInec é um projeto do Instituto Nordeste Cidadania (Inec) com apoio do Instituto Idear, a partir de recursos do Fundo da Infância e Adolescência de Maracanaú.

Para a etapa estadual, será simulado um ambiente de desastre impróprio à saúde humana, em que o resgate de vítimas deve, portanto, ser realizado por um robô autônomo. Assim, o robô precisa ser ágil, capaz de desviar de obstáculos, subir e descer rampas e resgatar e transportar as vítimas a um local seguro.

Assim, a competição é dividida em três categorias: Nível 0, para alunos do 1º ao 3º ano; Nível 1, para alunos do 1º ao 8º ano, que podem avançar até a etapa nacional; e Nível 2, para alunos do 8º e 9º ano, que podem avançar para a etapa nacional e concorrer à etapa internacional na Robocup JR 2024.

Alunos do curso de robótica do Labinec Maracanaú, instrutores e coordenadores posam junto da logo Inec e uma mesa com computadores e materiais tecnológicos

Equipes representantes do LABInec Maracanaú e Instituto Idear:

Stark (Nível 1): Maria Luiza Pereira, Lívia Costa do Nascimento e Júlio Iam Oliveira

Gholus (Nível 1): Nicolas Lima, Ruan Erik da Silva e Paulo Gabriel Cipriano

Nexos (Nível 2): Marcos Hendric Oliveira, Micael Rauan de Almeida, Ana Cecília Monteiro e Kauê Cipriano

Instrutora: Eva Caroline

Monitor: Elton Gadelha

Sobre o Labinec

O LABInec é um espaço colaborativo a serviço da formação de novos talentos e da inclusão digital e social. Assim, seu objetivo é promover o uso e a apropriação de tecnologias para solução de problemas, estimulando o potencial criativo de crianças e adolescentes.

Desse modo, é destinado à crianças, adolescentes e jovens de 10 a 21 anos, estudantes de instituições públicas. Atualmente, o LABInec está nos municípios cearenses de Itapiúna e Fortaleza, nos bairros Bom Jardim e Vila União, e em Maracanaú. Saiba mais sobre o Labinec aqui.

OBR Ceará

Local

IFCE – Campus Fortaleza

Av. Treze de Maio, 2081 – Benfica, Fortaleza – CE

Programação

07h30 – Credenciamento

08h30 – Reunião com equipes

09h00 – Abertura

10h00 – 1a rodada

12h30 – Almoço

13h30 – 2a rodada

16h00 – 3a rodada

19h00 – Premiação

Share This