As turmas do Labinec Fortaleza e Itapiúna iniciaram as aulas do período 2022.1. A estimativa é que 185 crianças e adolescentes sejam atendidos, sendo 30% das vagas exclusivas para meninas. As aulas tiveram início no mês de maio em Fortaleza, nos bairros Bom Jardim e Vila União, e na comunidade de Caio Prado, no município de Itapiúna.  

O público é composto por crianças, adolescentes e jovens, compreendendo a faixa etária entre 10 a 22 anos, inscritos no Cadastro Único e estudantes de escola pública. O Labinec oferece cursos de robótica, desenvolvimento de aplicativos, jogos digitais, UX/UI Designer e Desenvolvimento Web.  

Baseado na cultura maker, o projeto busca introduzir crianças e adolescentes no universo tecnológico, preparando-as para um possível campo no mercado de trabalho, desenvolvendo a cooperação, estimulando o raciocínio crítico e aprimorando habilidades. 

Nesse contexto, o LABInec se propõe a ser agente facilitador deste acesso dialogando com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 9, que tem como uma das metas “aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação”.  

30% das vagas destinadas para meninas 

De acordo com uma pesquisa da empresa PrograMaria, na escola, 74% das meninas demonstram interesse nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, mas quando chega a hora de escolher uma graduação, apenas 0,4% dessas meninas escolhem Ciência da Computação.

Para estimular a presença feminina nesses espaços, desde sua criação, o Labinec destina 30% das vagas para meninas em cada território.  Por outro lado, dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam que a participação feminina no mercado de tecnologia cresceu 60% nos últimos cincos anos, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil em 2020, o que reforça as oportunidades que elas podem encontrar no setor.  

LABInec 

O LABInec é um projeto social a serviço da formação de novos talentos e da inclusão digital e social que incentiva a criatividade, aprendizagem e inovação com foco na criação de projetos e dispositivos utilizando robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e formas artesanais de projetos que dialogam com as problemáticas da comunidade. 

O projeto faz parte do Inec Tecnologia e é desenvolvido em parceria com Lar da Criança Domingos Sávio, Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, Projeto Ajuda Familiar – PAF Caio Prado e BSQ Inova.   

Share This