No mês de dezembro, os familiares e alunos/as das turmas de robótica e jogos que participam do projeto Labinec em Fortaleza prestigiaram a certificação dos concludentes de 2022. Na ocasião, foi realizado um desfile de robôs produzidos pelos próprios alunos/as com soluções para problemas levantados no próprio território.  Em Fortaleza, o projeto opera nos bairros Vila União e Bom Jardim.

As primas Geysa Nathasha e Geysianne são formandas das turmas de jogos no Labinec Vila União. Para Geysa, a melhor parte do curso é a metodologia e linguagem de fácil acesso para quem nunca teve contato com a área, mas possui interesse.  

“Eu já me interessava bastante e agora que comecei a fazer curso, ficou bem mais claro e viável pra mim. O que é uma coisa boa. Eu gostei bastante porque eles não fazem coisas difíceis pra gente aprender”, relatou a jovem.  

Já Daniel Araújo, conta que o começo é bastante difícil pela falta de contato. “Mas, depois a gente vai entendendo, entendendo, entendo, aí eu já tô sabendo mais ou menos a programar os jogos”, explica Daniel, que co-criou um jogo para computador como projeto de conclusão do curso.  

Para o jovem, o Labinec o ajudou em uma certeza: cursar uma faculdade de jogos digitais no futuro. “Tô decidido e nada mais pode me mudar. Próximo vai ser meu último ano no Lar da Criança, aí vai demorar mais ainda pra eu vir pro curso, mas mesmo assim virei”, contou com orgulho.  

O projeto conta com a parceria do Movimento Saúde Mental, no Bom Jardim e do Lar da Criança Domingos Sávio, no bairro Vila União. Nos dois bairros, o projeto conta com o apoio da BSQ Inova.  

LabInec  

O LABInec é um espaço colaborativo a serviço da formação de novos talentos e da inclusão digital e social. O objetivo é promover o uso e a apropriação de tecnologias para solução de problemas, estimulando o potencial criativo de crianças e adolescentes. 

A metodologia envolve pesquisa, engajamento e participação dos alunos/as na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e co-criação. Bem como, os conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP),

Share This