Aconteceu nesse sábado, 03, o encerramento das turmas de UI/Ux Design e Desenvolvimento Web do projeto LabInec Bom Jardim e Vila União. Os alunos se dividiram em grupos para participar de um hackathon. O desafio era desenvolver e apresentar produtos que agregassem valor a instituição. A atividade proporcionou uma melhor interação com os beneficiários.

No curso de UI/Ux Design os alunos aprenderam a desenhar a experiência do usuário. Já em Desenvolvimento Web, eles foram introduzidos ao JavaScript, Hipertexto e etc.  

A princípio, formaram-se quatro equipes de três alunos. Diante da proposta um profissional da área de TI que junto aos professores avaliaram o melhor projeto e premiaram os vencedores com tablet. 

Hackathon LabInec

Como produtos do desafio, os alunos criaram uma tela de app pensada para agilizar os atendimentos de práticas integrativas do Movimento de Saúde Mental bem como melhorias no site da instituição. Do mesmo modo, uma tela de app para viabilizar doações para o Lar da Criança foi desenvolvida, bem como, um protótipo de Biblioteca Virtual para ampliação de acesso do acervo de livros da Casa AME e atualização do site da Casa Ame para divulgação das ações.

Durante o encerramento, como resultado, os alunos puderam propor ideias de inovação, apresentar protótipos e claro receber o certificado. Os ganhadores foram os alunos Raquel Carneiro Costa, curso de Ux/Ui design no Bom Jardim; Vinícius Carneiro Araujo, curso de Ux/Ui design no Bom Jardim e Francisco Erik Costa da Silva, curso de Desenvolvimento Web no Vila União.

Além dos realizadores do Inec, estiveram presentes durante o evento os parceiros do Movimento Saúde Mental e Lar da Criança Domingos Sávio.

LabInec 

O LABInec é um espaço colaborativo a serviço da formação de novos talentos e da inclusão digital e social. O objetivo é promover o uso e a apropriação de tecnologias para solução de problemas, estimulando o potencial criativo de crianças e adolescentes.

A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia envolve pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e cocriação. 

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