No último dia 11 de outubro, a comunidade do Alagamar, em Jaguaretama, reuniu a população local e representantes do poder executivo municipal para compartilhar o projeto “Promovendo a cultura e o desenvolvimento local: O Festival Comunitário de Cultura e Memória do Reassentamento Alagamar “. O evento foi desenvolvido pelos participantes do projeto Cultura em Comunidade, do Instituto Nordeste Cidadania (Inec). 

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Jaguaretama, bem como, a primeira-dama. Além deles, o presidente da Câmara de Vereadores do município e mais dois vereadores, 25 estudantes do programa Primeiro Passo, além dos participantes do projeto Cultura em Comunidade, do projeto Jovens Comunicadores e outras lideranças e moradores do Alagamar também estiveram presentes. 

Após a apresentação do planejamento e projeto do festival, abriu-se o espaço de fala para os participantes do encontro. Na ocasião, colocaram percepções sobre a potencialidade do projeto desenvolvido, como pontua Marina Calisto, agente socioambiental do Inec no Alagamar e engenheira agrônoma.  

“Esse encontro é muito importante pra comunidade pois é resultado de um projeto que vem sendo construído, além da intencionalidade do ano presente, mas ele reflete uma história bem maior. De lutas e construções coletivas”, relatou Marina durante o encontro.  

Memorial do Alagamar

A agente pontua que a construção desse momento possibilitou compartilhar o projeto cultural e angariar parcerias para a ação, bem como, para outras iniciativas sociais e culturais do território. Entre os resultados positivos dessa ação, destaca-se a parceria firmada junto à Prefeitura para reforma do espaço físico do antigo Centro de Convivência. O objetivo é estruturar a construção do Centro Cultural da comunidade capaz de abrigar o Memorial Comunitário do Alagamar e outras ações sociais e culturais, como reuniões, oficinas, encontros, aulas, exposições, feiras, entre outras atividades.  

Cultura em Comunidade   

O projeto se organiza em três frentes de ação: formação em artes; apresentações artísticas; comunicação e articulação em rede. Tomando a Cultura em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, dialogando como interface essencial no desenvolvimento integral das pessoas e das comunidades.   

Além das formações artísticas, o projeto busca aprimorar o material de divulgação desses artistas e da própria cultura dos municípios. Nesse contexto, ampliando o público e formando diferentes profissionais da cultura. Bem como, fortalecendo articulações de rede e ampliando as chances de promoção do que se produz em artes no Ceará. 

Share This