Dois alunos do cursinho Prosseguir, ofertado pelo Inec nos territórios onde atua através do Inec Juventude, foram aprovados para os cursos de Enfermagem e Artes Visuais. Gabriel Delfino e Claudiane Alves são alunos do Prosseguir em Meruoca e Milagres, respectivamente. Em 2021, o Prosseguir conseguiu um total de 23% de aprovação no ensino superior.  

Gabriel foi aprovado em Artes Visuais na Universidade Estadual do Ceará. Para o jovem de 20 anos a sensação de ver seu nome na lista de aprovados foi ímpar. “Me sinto muito feliz e agradecido, pois é um curso que sempre procurei fazer, desde que saí do Ensino Médio”, relata.  

Ele conheceu as ações do Prosseguir através de uma ação socioambiental, numa trilha que aconteceu em um ponto turístico da cidade. Segundo o jovem, o Prosseguir influenciou na ampliação da sua visão de mundo para a conquista no vestibular. Gabriel não escolheu o curso atoa. Seu plano para o futuro é se especializar na área artístico-cultural contribuir junto da comunidade através de ações e projetos comunitários.  

Já na casa de Claudiane, foi só alegria ao descobrir a aprovação em Enfermagem no Programa Universidade para Todos (ProUni), com bolsa de 100% no Centro Universitário Paraíso (Unifap), em Juazeiro do Norte. A universitária de 21 anos conta que conheceu o Prosseguir ainda no ensino médio, através de colegas que participavam. “O cursinho contribuiu com a minha aprovação por meio de aulas presenciais, questões feitas em sala, debate dos conteúdos e por apoio e incentivo dos educadores”, explica Claudiane.   

Cursinho Prosseguir  

O Prosseguir é um cursinho pré-vestibular, cujo objetivo é ampliar as chances de jovens e adultos, entre 15 e 29 anos, de comunidades urbanas e rurais, ingressarem no ensino superior e se engajarem em ações sociais em seus territórios, contribuindo, em suma, para o desenvolvimento comunitário e humano. O projeto acontece nos municípios de Fortaleza, Itapiúna, Jaguaretama, Meruoca, Milagres e Solonópole. 

Share This