Dos 70 alunos que participaram da turma de 2021.2 do cursinho Prosseguir, projeto do Inec Juventude, 16 conseguiram ingressar no ensino superior. O número representa 23% da turma. Dentre os aprovados, estão Sabrina Ketully, 18, estudante de Design Digital na Universidade Federal do Ceará e Wendell Henrique, 23, estudante de Direito na Universidade Federal de Campina Grande. 

Em 2021, a pandemia junto com a falta de acesso à internet, afetou o desempenho educacional nas escolas. A pesquisa “Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil”, apontou que pouco mais de 53% das escolas públicas conseguiram manter o calendário letivo original no ano passado. Do mesmo modo, no ensino privado, cerca de 70% das escolas conseguiram manter a previsão inalterada. Além disso, 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais. 

Vale ressaltar que esses alunos já vinham de um histórico de 287 dias de suspensão de atividades presenciais em 2020. O cenário fica pior. O Nordeste, ao lado do Norte, tem o menor nível de acesso à internet, mesmo que para fins exclusivamente administrativos e não pedagógicos. Nesse contexto, o Inec, através do Prosseguir, realizou a distribuição de tablets em parceria com a PSA Tech. Da mesma forma, foram liberados recursos para acesso à internet nos territórios. Em 2021, o projeto também começou a disponibilização da plataforma Me Salva para todos os alunos do Prosseguir. 

Alunos aprovados 

Wendell conheceu o projeto no ano passado, através do seu professor. “Ele me indicou quando eu comentei que queria ingressar no ensino superior”, explica. O jovem morador do município de Milagres foi aprovado igualmente nos cursos de Direito na Universidade Federal de Campina Grande e em Administração Pública e Gestão Social na Universidade Federal do Cariri. Optou pelo Direito, que já era um sonho. 

Para Wendell, o projeto foi fundamental na sua aprovação, para além da troca de conhecimento, o feedback recebido pelos professores do projeto foi fundamental. Para Sabrina, o Prosseguir também teve participação na sua aprovação, principalmente nas disciplinas onde ela mais tinha dificuldade: história e geografia. A jovem do interior de Solonópole revela que agora seus objetivos para o futuro são concluir o curso, atuar na área e, enfim, conquistar a estabilidade financeira. 

Cursinho Prosseguir

O Prosseguir é um cursinho pré-vestibular, cujo objetivo é ampliar as chances de jovens e adultos, entre 15 e 29 anos, de comunidades urbanas e rurais, ingressarem no ensino superior e se engajarem em ações sociais em seus territórios, contribuindo, em suma, para o desenvolvimento comunitário e humano. O projeto acontece nos municípios de Fortaleza, Itapiúna, Jaguaretama, Meruoca, Milagres e Solonópole.

Share This