João Neto, de 18 anos, morador de Milagres, no Ceará, alcançou um resultado expressivo após oito meses de preparação no Projeto Prosseguir, iniciativa do Instituto Nordeste Cidadania (Inec) que oferece aulas gratuitas para jovens do interior. O estudante foi aprovado em cinco vestibulares, garantindo vagas em cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis em instituições reconhecidas da região.
Entre as aprovações, estão universidades como Uninassau, onde João poderá cursar Ciências Contábeis; Cecape e Unileão, ambas para o curso de Direito; Unifamec, com vagas em Direito, Administração e Ciências Contábeis; além da Universidade Regional do Cariri (Urca), também para Direito. O feito reforça a importância do Prosseguir como ferramenta de inclusão educacional e oportunidade para quem busca ingressar no ensino superior.
Para João Neto, a conquista é resultado de dedicação e do suporte oferecido pelo projeto. “O processo foi bastante proveitoso, ganhei muito conhecimento ao longo dele. Sempre me interessei pela área e pelas oportunidades que ela oferece. Faço o Prosseguir há oito meses e considero uma ferramenta fundamental, pois aprendi muito com os professores. No meu processo, o foco e a persistência foram essenciais, e o Prosseguir foi a principal ferramenta nessa jornada. Só tenho a agradecer”, afirmou o estudante.
Com 20 anos de atuação, o Projeto Prosseguir é um cursinho popular gratuito que utiliza metodologia híbrida, combinando aulas presenciais para esclarecimento de dúvidas com recursos digitais. “A proposta pedagógica valoriza a construção coletiva do conhecimento e incentiva a participação ativa dos alunos, promovendo não apenas preparação acadêmica, mas também desenvolvimento humano e comunitário”, destaca Bruna Santos, analista da área Socioambiental do Inec, responsável pelo projeto Prosseguir.
Além das disciplinas voltadas para vestibulares, o projeto oferece orientação profissional, suporte cognitivo e atividades relacionadas a projeto de vida e relações interpessoais.
Atualmente, o Prosseguir está presente em municípios do Ceará e da Paraíba, incluindo Itapiúna, Meruoca, Milagres, Icapuí e Cajazeiras. A história de João Neto é um exemplo do impacto social do projeto, que há duas décadas transforma a realidade de jovens por meio da educação e da cidadania.



