Iniciando as comemorações dos seus 29 anos de atuação, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) lança o seu Relatório Anual de Gestão, apresentando os números e resultados da instituição durante o ano de 2021, como parte de sua política de transparência. O evento também traz um compilado dos projetos socioambientais mantidos pela entidade.  

Em evento na quinta-feira (30), às 8h30, no Hotel Sonata de Iracema, o Inec reunirá parceiros, colaboradores, beneficiários dos projetos, imprensa e autoridades, além da diretoria e conselheiros, e promoverá uma exposição dos projetos desenvolvidos atualmente nas áreas da educação, cultura, capacitação profissional, sustentabilidade, inclusão social e digital.  

Além de ser responsável pelo operacionalização dos programas de microcrédito com o parceiro Banco do Nordeste nos nove estados do Nordeste, além do norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Inec mantém seis projetos socioambientais. Além disso, o programa de voluntariado Calendário do Bem, responsável pela articulação e promoção em todo o Nordeste de campanhas como o Natal Sem Fome, que acontece em parceria com a ONG Ação da Cidadania e arrecada recursos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Com os projetos socioambientais, o Inec atualmente alcança diretamente cerca de 5 mil pessoas. Os projetos contemplam a periferia da capital e o interior do Estado, com iniciativas que vão desde ao estímulo ao empreendedorismo na periferia à inclusão digital da juventude. Em 2021, em sua estratégia de voluntariado, as campanhas resultaram em 516.996 pessoas contempladas e mais de 1,5 toneladas de alimentos arrecadados e doados. 

Ao longo dos 29 anos de história, o Inec tem contribuído para o desenvolvimento regional sustentável do Nordeste, sendo reconhecido nacionalmente como uma das principais organizações do Terceiro Setor que são exemplo em Governança Ambiental, Social e Corporativa, conquistando premiações como o Great Place to Work (GPTW), o Prêmio Melhores ONGs, e o Prêmio FIA UOL Lugares Incríveis para Trabalhar, além das certificações FIA Employee Experience de Clima Organizacional e Selo Padrão DOAR de Gestão e Transparência. 

Sobre o Inec 

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo. É a maior operadora de microcrédito da América Latina.

Acesse o relatório de 2020

Share This