Durante os dias 15,16 e 17 de março, o Inec recebeu 12 facilitadores do projeto Espaço de Leitura, sendo um de cada território, para trocar ideias e planejar o ano de 2023. O encontro também trabalhou a Mediação afetiva de Leitura e a aplicação do jogo “A vida no caminho das águas”, mediado por Paula Yemanjá. Logo após, o encontro foi finalizado na palestra com Zulmira Bomfim e Andie Lima da Locus (Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental) da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

No primeiro dia os facilitadores utilizaram da criatividade para iniciar o processo de acolhimento, onde compartilharam os resultados e atividades marcantes durante o ano de 2022. Dentre as atividades apresentadas os facilitadores trouxeram as mais populares entre os alunos, como por exemplo o bingo da amizade, músicas cantadas no espaço e contação de histórias, árvore genealógica das pessoas da comunidade/território e etc. 

O encontro contou com a participação da facilitadora Paula Yemanjá, que palestrou sobre a Mediação afetiva de Leitura e a aplicou o jogo “A vida no caminho das águas”. Em parceria com a Locus, as pesquisadoras Zulmira Bomfim e Andie Lima falaram sobre a utilização dos mapas afetivos como possibilidade de leitura dos territórios.  

Por fim, os facilitadores compartilharam seus planejamentos e o cronograma de atividades dos espaços para ano de 2023. O 1º Encontro de Facilitadores do Espaço de Leitura foi finalizado com um momento de autocuidado mediado pela facilitadora Fátima Mesquita, além de serão entregues das blusas do projeto com a nova padronagem do Inec destinado aos beneficiários e os “Kits sobrevivências”, com diversos itens necessário que auxiliaram no seguimento das atividades deste ano.   


Share This