O cursinho pré-vestibular ofertado pelo Inec em 7 municípios alcançou a marca de 40 aprovações no vestibular em 2022 até o momento. Com exceção de Fortaleza, o Prosseguir é o único cursinho pré-vestibular disponível nos outros municípios onde atua.  

Neste ano, o distrito de São José de Solonópole, cerca de 350 km de distância da capital, ganhou destaque com 13 aprovações. O número representa 32% do total dos aprovados, superando os outros territórios. A articuladora do Prosseguir no local, Silvania Vieira, conta que o prosseguir prepara os alunos para novas perspectivas de vida através da educação.  

“Somos uma comunidade rural sem muitas oportunidades. O prosseguir prepara os alunos para outras perspectivas de vida através dos estudos. Além dos encontros de autocuidado com os psicólogos, o projeto conta com professores da comunidade gerando emprego e renda local”, enfatiza a teóloga e pedagoga, também nascida na localidade.  

Para Silvania, é uma honra participar e acompanhar de perto a realização de objetivos e a oportunidade dos jovens de sonhar. “Sei que a aprovação é a realização de muitos e agradeço o apoio e as oportunidades trazidas. No ano passado, alunos daqui que ainda nem tinham concluído o ensino médio já obtiveram aprovação em direito na Urca. Isso é muito significativo pra gente!”, explica com orgulho.  

Prosseguir  

O Prosseguir é um cursinho pré-vestibular que visa ampliar as chances de jovens e adultos de comunidades urbanas e rurais ingressarem no ensino superior e no mercado de trabalho, contribuindo para a formação intelectual, profissional e humana. 

A proposta pedagógica consiste em aulas presenciais com uma equipe de professores da própria região, construção de projeto de vida, aulas de campo e orientação profissional.  O projeto atua nos municípios de Fortaleza, Milagres, Meruoca, Jaguaretama, Solonópole e Itapiúna.

Share This