Na quinta-feira (17), as crianças do Espaço de Leitura Associação Comunitária de Milagres (Acom), do município de Milagres (CE), fizeram uma visita guiada pelo Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, em Juazeiro do Norte (CE). Durante a atividade, participaram as 30 crianças atendidas pelo Espaço de Leitura, acompanhadas de pais e familiares. Após conhecerem o local, as crianças participaram de uma sessão de contação de histórias com a poetisa cearense Francisca Sandra de Sousa, autora do cordel “O que lembro, sou”. 

A visita tem como intenção promover uma experiência cultural , introduzir as crianças às práticas artísticas, incentivar o pensamento crítico e promover a construção do caráter e individualidade. Além, disso, o contato com espaços culturais também é uma forma de contribuir com o fortalecimento da cidadania, dos laços comunitários e o sentimento de pertencimento.  

As atividades foram desenvolvidas em conjunto com a Acom, parceira do Instituto Nordeste de Cidadania (Inec) desde 2018 com o projeto Espaço de Leitura. A associação realiza vários projetos educativos envolvendo crianças, adolescentes e jovens, além de projetos de geração de renda voltados para mulheres. 

Sobre o projeto Espaço de Leitura 

O projeto Espaço de Leitura busca incentivar o hábito da leitura entre crianças, trazendo propostas e atividades culturais lúdicas e criativas que estimulem o conhecimento e a prática cidadã. Através das ações, o programa contribui com a redução do analfabetismo funcional entre as comunidades participantes e promove o acesso à informação, pesquisa e cultura. 

Descubra mais sobre o projeto aqui

Share This