Na penúltima semana de setembro, o Inec realizou a entrega de celulares e equipamentos de filmagem para os beneficiários do projeto Jovens Comunicadores. O material está sendo utilizado na formação técnica de comunicação e audiovisual dos alunos. 

Cada território escolheu uma instituição parceira para apresentar a produção final do curso. Contudo, em Jaguaretama, a comunidade rural do Alagamar apresentará o vídeo documentário no Festival de Cultura e Ecologia. Posteriormente, ele ficará em exibição ao público no Memorial do Alagamar. Tanto o festival quanto o memorial são ações do projeto Cultura em Comunidade que também está acontecendo no território. 

Marina Calisto, articuladora do projeto em Jaguaretama, relatou como os equipamentos serão utilizados. “O projeto vem se articulando com iniciativas da comunidade, então esses materiais serão usados nas oficinas com os Jovens Comunicadores, onde eles aplicarão esses conhecimentos em ações, como por exemplo, vídeos documentários onde abordarão as histórias da população mais idosa e outras ações que posteriormente fortaleça o elo da comunidade”, explica.
 
Para a jovem Fernanda, aluna dos Jovens Comunicadores no Alagamar, que sonha em ser jornalista, o projeto é inspirador. “Gostaria de, logo após de formada, exercer minha profissão aqui, trazer para minha comunidade algo bom.” relata a jovem de 17 anos. 

Jovens Comunicadores  

O Projeto Jovens Comunicadores assim como o Prosseguir, faz parte do Programa Inec Juventude. Criado em 2019, possui o objetivo de potencializar a autonomia dos jovens de comunidades urbanas e rurais. Dessa forma, o projeto tem o intuito de fomentar iniciativas críticas de produção em comunicação pela juventude. O Jovens Comunicadores acontece nos municípios cearenses de Itapiúna, Milagres, Jaguaretama e Meruoca. 

A aquisição dos celulares e dos equipamentos de filmagem contou com apoio do Grupo Marquise/EcoOsasco, por meio de patrocínio via Fundo Estadual de Defesa dos Interesses da Criança e do Adolescente do Ceará (Feca).

Share This