Com o tema “Construindo hoje um futuro sustentável”, o Instituto Nordeste Cidadania, juntamente com o Banco do Nordeste, iniciou a série de Encontros Regionais de 2025 na última segunda-feira, 03. No total serão 15 encontros, e o primeiro ficou a cargo do Escritório Fortaleza, realizado nos dias 03 e 04 de fevereiro em Aquiraz.
Reunindo agentes de microcrédito rural, coordenadores de unidades e gerentes de operações, o evento foi um momento de alinhamento estratégico e o início da celebração dos 20 anos do Agroamigo, programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste, operacionalizado pelo Inec.
Os participantes tiveram acesso a treinamentos, apresentação do programa de ação, diretrizes de inovação, estratégias para 2025, bate-papo sobre metodologias, além de momentos de reconhecimento e premiação.
Compromisso com o futuro
O presidente do Inec, Stélio Gama, destacou a importância da jornada do Agroamigo ao longo dessas duas décadas e os desafios que estão por vir. “Estamos iniciando os Encontros Regionais de 2025 e, ao mesmo tempo, comemorando os 20 anos do Agroamigo, uma caminhada de sucesso fruto da parceria com o Banco do Nordeste e outros importantes parceiros. Em 2024, superamos todas as metas e desafios. Agora, para 2025, teremos novos treinamentos, trilhas de desenvolvimento, novas metas, novos sistemas e infraestrutura, ampliação de postos e muito mais. Nosso objetivo é que, ao final do ano, possamos superar novamente todos os desafios e tornar 2025 o melhor ano do Agroamigo.”
Metas ambiciosas e impacto transformador
Com o desafio de contratar mais de R$ 9,5 bilhões e realizar mais de 700 mil operações em 2025, o superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do BNB, Luiz Sergio Farias Machado, enfatizou o impacto transformador do programa na vida de milhares de famílias de agricultores e agricultoras.
“O mais importante de tudo isso é a capacidade que tem o programa Agroamigo de ajudar e apoiar a realização de sonhos, por trás de 9,5 bilhões, por trás de 700 mil operações, nós sempre destacamos que existem 700 mil sonhos realizados. E essa é a grande missão e a nobreza do nosso programa. Em 2025, nós estamos completando 20 anos, e hoje nós nos orgulhamos de sermos o maior programa de microcrédito rural da América Latina, fruto desse esforço de todos os componentes do Inec, todos os componentes do Banco, que trabalham diretamente nessa grandiosa operação que ajuda e apoia a realização de sonhos”, disse.
Celebração e impacto social
O diretor de Ativos de Terceiros do Banco do Nordeste, Thiago Nogueira, ressaltou a relevância do programa e o impacto na transformação social em 20 anos do programa. “O Banco do Nordeste sempre acreditou e fortaleceu esse programa, que transforma vidas e gera oportunidades em cada município. Ao lado do Inec e de parceiros como Ematerce, SDA e Fetraece, estamos aqui para reconhecer os esforços e reforçar nosso compromisso com um 2025 desafiador, mas que, sem dúvida, será um sucesso.”
Rumo a um 2025 de grandes conquistas
O Encontro Regional 2025 destaca o compromisso do Inec e do Banco do Nordeste com a evolução do programa e o apoio aos pequenos produtores rurais. Além de relembrar os desafios superados, o evento prepara os participantes para um novo ciclo de crescimento e impacto positivo. Com novas estratégias, infraestrutura reforçada e foco na inovação, o Agroamigo segue construindo um futuro de mais oportunidades e desenvolvimento para o campo.