O Inec, através do projeto Espaço de Leitura, realizou a construção de Mapas Afetivos em quatro territórios nas últimas semanas. Inicialmente, os mapas foram realizados nos dias 10, 11 e 12 de abril, em Aracati, Caio Prado e Milagres. O objetivo é que até outubro de 2022, cada Espaço de Leitura realize dois desses encontros.

Os Mapas Afetivos são definidos como instrumentos que simplificam o acesso aos sentimentos dos indivíduos em relação ao território onde vivem. Os próximos encontros acontecem em Solonópole e na Serrinha. Ao todo, existem 14 espaços de leitura no Ceará. 

O processo de construção começa com um levantamento individual ou coletivo de impressões, sentimentos, histórias, experiências pessoais, potenciais, bem como, fragilidades do território. Os temas trabalham diálogos e vínculos com a  comunidade, com o entorno, com as pessoas e com o meio ambiente. Por outro lado, os Mapas  promovem encontros para a criação colaborativa com as crianças, familiares e pessoas da comunidade.

Como resultado, todos os mapas produzidos serão expostos em um mural nos Espaços de Leituras, no qual as crianças, familiares e as pessoas da comunidade poderão visualizar o resultado das atividades.

Espaço de Leitura

O Projeto Espaço de Leitura tem como concepção metodológica o incentivo à leitura, por meio de um espaço lúdico que convide as crianças ao desenvolvimento da aprendizagem de forma cidadã. O projeto acontece nos municípios cearenses de Fortaleza, Caucaia, Itapajé, Meruoca, Solonópole, Guaraciaba do Norte, Aracati (Canoa Quebrada), Milagres e Itapiúna.

Share This