O projeto Caminhos das Águas, iniciativa de educação contextualizada voltada à sensibilização sobre o uso consciente da água e a importância do saneamento básico, chegou aos estados da Paraíba e do Ceará entre os meses de maio e junho, impactando cerca de 4 mil crianças e jovens de 6 a 14 anos em escolas públicas rurais de oito municípios do semiárido brasileiro.
Realizado pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), em parceria com a organização internacional Water.org e o Banco do Nordeste, por meio do programa Agroamigo, o projeto utiliza um jogo gigante com desafios e perguntas para provocar reflexões sobre os recursos hídricos, os direitos e deveres relacionados ao tema e o papel de cada pessoa na preservação do meio ambiente.
Além da atividade lúdica, as escolas participantes recebem apostilas pedagógicas com conteúdo sobre água e saneamento, que podem ser utilizadas pelas educadoras e educadores ao longo do ano letivo.
O objetivo do Caminhos das Águas é que os participantes se tornem agentes multiplicadores, levando os saberes adquiridos para suas comunidades e promovendo mudanças concretas no cotidiano.
Atividades na Paraíba
Na Paraíba, o projeto foi realizado nos municípios de São João do Rio do Peixe, Marizópolis, Cajazeiras e Conceição, em articulação com as respectivas secretarias municipais de educação. Ao todo, cerca de 2 mil estudantes de 18 escolas do campo ou que atendem alunos de áreas rurais e comunidades tradicionais foram diretamente beneficiados. Por lá as atividades foram realizadas em maio e seguem depois de acordo com o cronograma de cada secretaria, já que o material é doado ao município. Em cada território, uma pessoa é contratada e orientada pelo Inec para facilitar a execução das atividades nas escolas.
Atividades no Ceará
No Ceará, as atividades também contam com a parceria das secretarias municipais de educação e ocorreram em 17 escolas municipais (do campo e assentamentos), em 4 territórios: Itapipoca, Itarema, Jaguaribe e Jaguaribara, alcançando 2 mil estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Ao todo foram impactados 2 mil alunos e 4 facilitadores contratados para mediar as atividades nos seus territórios.