O ESG (do inglês “Environmental, Social e Governance”) possui práticas que estão impactando o mercado, direcionando investimentos e a oferta de crédito, fazendo empresas ajustarem seus mapas estratégicos e adequarem ações para a onda da sustentabilidade. Nesse sentido, segundo a agência Bloomberg, em 2021, a emissão de títulos com metas ESG pode chegar a US$ 1 trilhão.

Como o Terceiro Setor está ligado a esse contexto? De acordo com IPEA, existem aproximadamente 780 mil OSCs/ONGs em todo o Brasil, cujas áreas de atuação envolvem políticas socioambientais em diversos segmentos. Sabemos o quão é relevante a atuação dessas organizações para promover inclusão, diversidade, proteção ao meio ambiente e o equilíbrio de oportunidades nas esferas social e econômica.

As organizações do Terceiro Setor, de certa forma, já praticam e reforçam sua governança pelo fato de gerirem recursos públicos, de mantenedores e de doadores. Essa temática é constantemente debatida e aprimorada em pesquisas, eventos e treinamentos do segmento. O objetivo é procurar encontrar as melhores práticas para gerir um maior volume de recursos para projetos socioambientais.

Grandes corporações com finalidade de lucro já possuem investimentos no “G de Governança”, mas percebe-se que o “A de Ambiental” e o “S de Social” precisam ser incluídos nas estratégias. Sobre essas duas últimas, as entidades do terceiro setor atuam fortemente. Então, por que não encurtarmos mais essas parcerias? Que tal unirmos as práticas e expertises dessas instituições para reforçar o ESG?

Uma relevante demonstração desse movimento, mesmo que pontual, para minimizar impactos da pandemia de covid-19, é o volume de recursos captados entre março/20 e junho/21. Foram cerca de R$ 7,1 Bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Imaginem esse volume de recursos investidos em parcerias, com condições de “normalidade” para as práticas de ESG?

Podemos perceber que há um caminho interessante e propício para esse debate, visando unir forças e seguir no propósito de sustentabilidade.

Na foto, o Diretor Financeiro e de Controle do Inec, Roque Martins.

Roque Martins,

Diretor Financeiro e de Controle do Inec, Roque Martins.

Share This