O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) promoveu, em 08 de novembro, o III Fórum Inec de Cidadania, um evento anual que fomenta discussões fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. A edição deste ano reuniu cerca de 160 participantes entre lideranças sociais, jovens, representantes de organizações e agentes comunitários em um encontro de diálogos, oficinas e trocas de experiências. 

O presidente do Inec, Stelio Gama, abriu o evento destacando a importância da democracia e da cidadania como valores centrais da missão do Inec: “Este ano discutimos temas que são muito caros para nós, como democracia e formação de redes. É gratificante ver a presença de tantos jovens, pois é essencial que essa juventude participe dessas discussões. A democracia deve estar sempre na pauta, sempre recordando a história, os acontecimentos, tudo o que foi feito. A cidadania está no DNA do Inec e a democracia é fundamental para construirmos uma sociedade justa.” 

A diretora de desenvolvimento humano e socioambiental do Inec, Ana Maria Xavier, reforçou a essência do evento, afirmando que o Inec é uma instituição construída por pessoas e para as pessoas: “É essencial que estejamos sempre atentos aos temas relevantes da sociedade, e democracia e cidadania são pautas que não podem ser esquecidas.” 

Um dos momentos de destaque foi a mesa de diálogo “Fortalecendo a Democracia e a Autonomia Social,” com a presença de Neiara de Morais, doutora em Democracia no Século XXI, da jovem liderança indígena Jéssica Anacé, e do professor do projeto Prosseguir, Felipe Brandão. Na ocasião, Neiara refletiu sobre a importância da participação social. 

“Foi muito importante falar de participação para um público diverso, que incluiu jovens e pessoas que participaram de movimentos históricos, como o da constituinte. Ao refletir sobre a história e os ciclos da democracia e participação no Brasil, saímos daqui com mais convicção de que cidadania é participação, é valorizar cada vez mais os temas da solidariedade, construção coletiva e educação para cidadania.” 

O evento também promoveu oficinas práticas que abordaram temas de engajamento e transformação social. “Ferramentas para o Engajamento Cidadão” foi ministrada por Mônica Souza, da CUFA Ceará; “Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Comunitário” contou com Camila Flor de Liz, do Vem Cá Mulher; e “Construção de Redes de Protagonismo Social” foi liderada por Sérgio Farias, do MTST e Cozinhas Solidárias. 

Além dos debates e oficinas, o fórum também marcou o lançamento da revista “A Vaia,” uma publicação desenvolvida pelos integrantes do projeto Jovens Comunicadores, que traz a voz e a visão das novas gerações sobre os desafios e avanços sociais. O III Fórum Inec de Cidadania consolidou-se, mais uma vez, como um espaço para fortalecer o protagonismo social e promover a educação para a participação e cidadania. 

Share This