O projeto Desenvolvimento Comunitário presente em São Gonçalo, Meruoca, facilitou duas contratações após palestra do Agroamigo. Na ocasião, os produtores da comunidade puderam tirar algumas dúvidas sobre como funciona a solicitação de crédito e o investimento possível a partir da produção do território. A visita aconteceu na primeira semana de junho.  

A comunidade rural de São Gonçalo possui uma economia baseada, em grande parte, na produção de mel, na criação de porcos e aves em geral, com destaque para o peru. Vale ressaltar que o Agroamigo também possui linhas de crédito para atividades artesanais, como a fabricação de produtos caseiros e o próprio artesanato; turismo ecológico etc.  

As informações socioeconômicas da comunidade foram levantadas já dentro do projeto de Desenvolvimento Comunitário. No ano passado, foi lançada uma cartilha contando a trajetória do Inec nos territórios do DC. Confira aqui.  

A agente socioambiental do Inec em São Gonçalo, Bruna Brandão, explicou que o momento foi enriquecedor para os produtores da comunidade. “Depois de explicar tudo detalhadamente, ele trouxe o que os produtores precisavam para fazer esse crédito com ele. Foi um norte para a gente, porque, muitas vezes, os moradores da comunidade produzem, mas não sabem como produzir. Digamos que, em larga escala, para vender. Além disso, não tem esse capital para dar esse investimento inicial no seu negócio e ele trouxe tudo isso né?”, explica Bruna.  

O agente de microcrédito rural que comandou o momento foi o Luiz Henrique de Souza Aragão, lotado em Meruoca, que se disponibilizou a tirar as dúvidas para os próximos passos.  O encontro rendeu duas propostas de negócio e agora os produtores interessados estão fazendo regularização dos documentos junto ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras), solicitando RG certidões de nascimento, regularizando NIS, etc. 

Share This