Desenvolvimento Comunitário

O projeto Desenvolvimento Comunitário configura-se como tecnologia social, envolvendo pessoas do campo e da cidade em processos comunitários para potencializar a autonomia, fortalecer a participação cidadã e política dos diversos sujeitos em seus territórios, e promover espaços de diálogo e de construção coletiva.

O projeto busca fomentar ainda o protagonismo, a autonomia dos territórios por meio da organização comunitária, formação de lideranças e ocupação de espaços de controle social, propiciando um ambiente de escuta e participação para resolução dos desafios em cada território.

É realizado nos municípios cearenses de Itapiúna, Milagres, Meruoca e Fortaleza. 

Dados Gerais*

*referente a 2021.

Implantações de hortas comunitárias

Oficinas de cultivo de alimentos e nutrição.

Encontros de organização comunitária

Oficinas de lideranças comunitárias.

Trilhas de Desenvolvimento Integral

Fotos do Projeto

“Nossa comunidade abraçou a causa e tem participado ativamente de todas as ações realizadas pelo o Inec, dentre elas o curso de liderança comunitária, dos ciclos de cultura, do mutirão e da formação em permacultura, resultando em muitas coisas positivas para a minha Taboquinha, por exemplo, a reorganização e participação comunitária. Torço para que em 2020 novas parcerias fortaleçam ainda mais os futuros projetos, para juntos conquistarmos um desenvolvimento local sustentável nos aspectos cultural, econômico, ambiental e social”. 

Rosa Correia Barbosa

Comunidade de Taboquinha - Milagres (CE)

“Hoje posso afirmar o quanto as ações do Inec contribuíram para o desenvolvimento da nossa comunidade. Somos diferentes porque aprendemos com as ações de permacultura, formação em lideranças, ciclos de cultura e mutirão; o quanto é importante o trabalho coletivo. Através dos cursos, tivemos oportunidade de aperfeiçoar nossas ideias de pôr em prática nossos talentos. Buscamos com nossos trabalhos o incentivo lucrativo de se obter renda. O Inec ensinou a comunidade a se valorizar, a acreditar em seu potencial, nos uniu!”

Maria de Lurdes

Comunidade de Taboquinha - Milagres (CE)